3 Fontainen Oude Gueuze

Drie Fonteinen Oude Geuze

Partilhar por e-mail










Enviar
15
Partilhas

Oude Geuze

Produzida por Brouwerij Fonteinen (Bélgica)
Estilo: Gueuze (Lambic)
Álcool/vol: 6%

A Drie (3) Fonteinen (“três fontes”) foi fundada por volta de 1887. Na altura era um café e também produzia gueuze (ou geuze) através da mistura de lambics novas e antigas que adquiriam de outras cervejarias. Mudou de mãos várias vezes e em 1998 adquiriram instalações para produzir cerveja. Para além de utilizar a sua própria lambic, a 3 Fonteinen continua a utilizar a de outros (Boon, Girardin e Lindemans, por exemplo) para produzir as suas cervejas. Em 2009 uma falha num termostato causou a explosão de 3000 garrafas. As gueuze que sobreviveram sofreram sobreaquecimento, mas foram transformadas em eau de vie – uma espécie de brandy – e vendidas sob o nome “Armand’s Spirit”. Os lucros obtidos e o facto de misturarem cervejas de outros produtores, permitiram que a cervejaria sobrevivesse ao desastre.

Logo a seguir à gueuze da Timmermans , de que sinceramente não gostei, decidi experimentar outra do mesmo estilo para efeitos de comparação e escolhi esta belga da 3 Fonteinen. Esta tem um pouco mais de álcool e é obtida através da mistura de lambics de um, dois e três anos. Refermenta na garrafa e é envelhecida durante pelo menos um ano antes de ser disponibilizada. A garrafa que bebi era de Janeiro de 2010, portanto tinha mais de 4 anos, o que já é assinalável.

A cerveja é em quase tudo semelhante à Timmermans que bebi antes. Não encontrei diferenças muito óbvias que o sabor ácido e azedo deixassem transparecer. Mas tolerei um pouco melhor o sabor desta. Para mim tinha um sabor menos agressivo, menos extremo. Consegui bebê-la com um pouco mais de naturalidade e em certos momentos consegui compreender e até apreciar algumas das características que justificam a frequente comparação destes estilos com o champanhe. Mas foram momentos breves, que de pouco ou nada serviram para me converter num apreciador deste estilo.

Tal como na prova anterior, não vou recomendá-la, a não ser a quem goste de sabores azedos e ácidos mais intensos ou que simplesmente goste de aventuras gastronómicas. Embora reúna excelentes classificações, não é o meu estilo. Mas vou continuar a experimentá-las, pode ser que um dia…
3 Fontainen Oude Gueuze

Deixe uma mensagem!