To Øl Instant Beer

A To Øl está a desenvolver cervejas desidratadas

Partilhar por e-mail










Enviar
10
Partilhas

Esta notícia lembra-me uma velha piada usada para enganar os mais ingénuos ou distraídos: “- Sabes que inventaram água desidratada? É verdade… basta adicionar água”.

Mas cerveja é muito mais do que água e esta notícia não é uma piada, mas mais um exemplo da constante procura por inovação que tem caracterizado as marcas de cerveja artesanal nos últimos anos.

Tobias Emil Jensen & Tore Gynther, os donos e cervejeiros da To Øl desvendaram no seu blogue AortaFood a invenção a que chamaram Instant Beer (“Cerveja Instantânea”). O conceito é simples: converter uma cerveja num pó que seja mais fácil de transportar para qualquer sítio.

Para conseguir esta proeza era necessário subtrair os vários componentes da cerveja para que pudessem ser combinados mais tarde. Uma forma comum de remover a água e o álcool dos restantes elementos é através da fervura, mas o calor destrói o aroma e afecta o sabor da cerveja.

Como alternativa escolheram um método de desidratação por congelação, que permite separar a cerveja em água, matéria seca e álcool, sem que ocorram muitas perdas. A matéria seca contém os açúcares, os compostos amargos e alguns sabores, a água contém um pouco de sabor e o álcool guarda alguns aromas, muitos mais do que uma destilação tradicional.

To Øl Instant Beer

No final bastará ao consumidor misturar a matéria seca com uma solução de álcool apropriada e assim obter a cerveja no seu estado habitual.

Apesar de incrível, este tipo de transformação da cerveja não é propriamente uma novidade. Já foram anunciados anteriormente alguns produtos semelhantes de outros fabricantes, quer em pó, quer em concentrado. Veremos se algum deles convence os consumidores.

To Øl Instant Beer

 

Actualização (Outubro 2016): A cervejaria entretanto desenvolveu quatro cervejas em pó: uma cerveja com café, uma pilsner e duas IPA – uma com amargor mais forte e outra mais frutada.

 

Deixe uma mensagem!