Adnams Tally-Ho (2014)

Adnams Tally-Ho (2014)

Partilhar por e-mail










Enviar
7
Partilhas

Tally-Ho (2014)

Produzida por Adnams (Inglaterra)
Estilo: Barley Wine
Álcool/vol: 7,2%

A Tally-Ho é uma cerveja do estilo barley wine de edição limitada que é produzida pela Adnams desde 1880. É produzida Outubro, em quantidades limitadas, e é tradicionalmente considerada como uma cerveja de Natal.

O teor alcoólico da Tally-Ho em barril tem variações de ano para ano e é medido antes dos barris serem enviados para os pubs. Na mesma altura são preparadas as versões engarrafadas que refermentam na garrafa para dar origem à carbonatação. É o caso desta garrafa de 2014 que deixei a envelhecer até agora.

Aparência: Castanho-avermelhado muito escuro (mogno); límpida; espuma moderada e breve.

Aroma: Frutado e torrado, com apontamentos que fazem lembrar frutos negros.

Na boca: Cereais escuros e torrados, malte caramelo. Doçura leve, com apontamentos tipo passas e semelhantes. O amargor é assertivo, num misto de nuances terrestres do lúpulo e torradas do grão. O álcool é evidente, mas menos intenso do que à partida esperaria numa barley wine. Tem um corpo médio e a carbonatação é modesta e suave. Termina ligeiramente seca, com um sabor reconfortante do álcool e uma presença significativa de amargor.

Não é extraordinariamente complexa ou robusta, mas é interessante e reconfortante. Apesar de não ser muito intenso, parece-me que o amargor retira algum do protagonismo e complexidade dos restantes sabores. Não tem a típica robustez de muitas cervejas deste estilo, mas sendo uma receita de 1880, é normal que tenha características consideravelmente diferentes de muitas das barley wine recentes.

Adnams Tally-Ho 2014

 

Deixe uma mensagem!