Alaskan Smoked Porter

Alaskan Smoked Porter

Partilhar por e-mail










Enviar
19
Partilhas

Smoked Porter

Produzida por Alaskan Brewing Co. (Estados Unidos)
Estilo: Porter / Smoked / Rauchbier
Álcool/vol: 6,5%
Edição limitada de 2012

A Alaskan Smoked Porter é uma interpretação do estilo alemão rauchbier, que significa “cerveja fumada”. Tem esse nome porque é utilizado grão defumado que transmite à cerveja um sabor que lembra o das carnes de fumeiro.

A garrafa que bebi era de 650ml, volume muito utilizado nos Estados Unidos onde este tipo de garrafa é conhecida por bomber. Esta cerveja é produzida em edições limitadas para consumo imediato ou envelhecimento. Esta garrafa específica foi fechada a 18 de Setembro de 2012 e tinha uma data limite recomendada para o ano de 2026. Chamem-me impaciente, mas para mim os dois anos de idade bastaram.

Tem uma cor muito escura, praticamente opaca. Cria uma espuma generosa, acastanhada.

O aroma dominante é a fumo e sobrepõe-se aos aromas de grão torrado e achocolatados que são habituais no estilo porter comum.

No sabor o fumo é novamente dominante. É um sabor muito interessante e com uma intensidade assinalável que faz lembrar churrasco. Não mascara completamente os restantes sabores do malte, mas a sua presença não deixa qualquer margem para dúvida de que se trata de uma smoked beer.

Termina com um ligeiro amargor/ácido agradável, certamente originado pelos grãos processados a temperaturas mais elevadas e pelo fumo a que os cereais foram sujeitos.

Esta cerveja recebeu inúmeros prémios e é considerada uma das referências mundiais dentro do estilo fumado. É de apreciar a quantidade de sabor e aroma a fumo que conseguiram introduzir na cerveja e a forma agradável com que combina com a excelente base porter.

Aconselho, sem dúvida, especialmente se for apreciador de churrasco e carnes de fumeiro.

Segue-se um vídeo curto de apresentação da cerveja:

Alaskan Smoked Porter

Deixe uma mensagem!