Blue Moon

Blue Moon Belgian White

Partilhar por e-mail










Enviar
5
Partilhas

Blue Moon Belgian White

Produzida por Coors Brewing Company / MillerCoors (Estados Unidos)
Estilo: Witbier (Belgian White)
Álcool/vol: 5,4%

Adorada por uns e odiada por outros, a Blue Moon é provavelmente uma das cervejas mais controversas dos Estados Unidos. Depois de ler tanto sobre ela, tinha de experimentá-la.

A controvérsia tem a ver com o facto da Blue Moon ser produzida pela MillerCoors e não haver qualquer referência no rótulo para esse facto. A “Blue Moon Brewing Co.” descrita no rótulo e website é essencialmente uma fachada. Para além disso, a Blue Moon original – esta Belgian White – é uma interpretação do estilo belga com o mesmo nome, muito diferente das cervejas que os consumidores associam à MillerCoors. O próprio rótulo tem uma aparência que sugere uma marca artesanal.

Apesar das críticas e ameaças de processos em tribunal, a verdade é que a Blue Moon foi um sucesso, de tal forma que a rival Anheuser-Busch apresentou uma cerveja do mesmo estilo, a Shock Top.

Vou colocar as polémicas de parte e voltar à cerveja que é o que mais me interessa. Como já referi, é uma interpretação de uma Belgian White, portanto contém uma percentagem elevada de trigo e um pouco de sementes de coentro. Em vez da mais tradicional casca de laranja Curacao, foi utilizada a variedade Valencia e também contém aveia para ajudar a criar uma textura mais cremosa.

Esta versão é a de 5,4% álc./vol., mas em alguns estados dos EUA é vendida com menor grau alcoólico por motivos legais.

Aparência: Cor amarela. É completamente turva, como é tradicional no estilo. A espuma é volumosa, mas pouco persistente.

Aroma: Pouco intenso, com levedura belga, especiarias, coentro e casca de citrino.

Na boca: Corpo médio e com uma textura muito suave e cremosa. No malte o trigo destaca-se, leve, com o seu sabor característico. Tem um agradável sabor cítrico, adocicado, mas muito leve. O lúpulo passa quase despercebido, como é habitual neste estilo. É uma cerveja muito equilibrada, fresca e suave e não deixa grandes dúvidas em relação ao estilo que representa.

A Blue Moon divide opiniões, mas numa degustação eu tento focar-me no sabor e nesse aspecto não tenho nada de negativo a apontar. A Blue Moon é equilibrada, suave, muito fresca e acima de tudo saborosa. Há cervejas deste estilo com um sabor mais pronunciado, com maior ênfase da laranja ou outras especiarias e o gosto de cada um ditará a sua preferência. Parece-me uma interpretação simpática do estilo e foi claramente projectada para agradar ao grande público.

Blue Moon

 

Deixe uma mensagem!