Brouwerij ‘t IJ IPA

’t IJ IPA

Partilhar por e-mail










Enviar
10
Partilhas

IPA

Produzida por Brouwerij ’t IJ (Holanda)
Estilo: IPA
Álcool/vol: 7%

Brouwerij ’t IJ – ou Brouwerij het IJ – é decididamente um nome estranho para quem fala português. Brouwerij, como poderá já ter adivinhado, significa cervejaria. IJ é uma palavra holandesa obsoleta que significa água e é o nome de um lago a noroeste da Holanda.

A cervejaria tem duas localizações. Uma fica em Zeeburgerpad e a outra, a original e mais famosa, fica junto ao Molen de Gooyer, um dos seis moinhos de vento originais de Amesterdão que ainda se mantém de pé e o mais próximo do centro histórico. Lá é possível degustar as cervejas da marca e comer algumas refeições simples e queijos trapistas. Pelo que percebi na minha recente visita à cidade, este é um dos espaços de restauração com cerveja mais barata em Amesterdão. Mais uma boa razão para fazer uma visita.

Molen de Gooyer e Brouwerij 't IJ

Molen de Gooyer e Brouwerij ‘t IJ (Foto: thatdamguide.com)

Esta IPA é, naturalmente, uma India Pale Ale, um estilo em que todo o protagonismo é entregue ao lúpulo.

Tem uma cor amarela/dourada forte e uma espuma modesta e que não demora muito tempo a desaparecer.

O aroma é muito rico em lúpulo e é especialmente cítrico.

No sabor domina também o lúpulo, como era esperado. Cítrico intenso, foral e maracujá. Encontro o sabor a lúpulo Citra, que conheço bem. O amargor residual na boca é significativo e tem uma duração média, bem tolerável.

Nesta cerveja gostei principalmente dos apontamentos de maracujá e cítricos. O lúpulo Citra tem características interessantes e por vezes destaca-se em relação às outras variedades de lúpulo, o que pode ser positivo ou negativo. É apreciado por muitos, mas há quem não seja fã desta variedade. Uma vez li num fórum alguém a descrevê-la como “urina de gato”.

Se conhece e gosta dos sabores a que me refiro, provavelmente vai gostar de beber esta cerveja. Se não os conhece, pode sempre experimentar e descobrir a sua preferência.

Brouwerij ‘t IJ IPA

Deixe uma mensagem!