Cientistas transformam grão utilizado na produção da cerveja em nutriente para levedura

Partilhar por e-mail










Enviar
14
Partilhas

Um grupo de investigadores da Nanyang Technological University (NTU, Singapura), liderado pelo professor William Chen, anunciou que consegue transformar o grão resultante da produção de cerveja em nutriente líquido para a levedura.

O processo envolve a adição de micro-organismos ao grão usado, que o transformam numa substância apropriada para o desenvolvimento das leveduras.

De acordo com a equipa de investigação, a chave é quebrar as fibras do grão e transformá-las num líquido que pode ser facilmente digerido pela levedura.

Os investigadores estimam que este nutriente líquido possa ser produzido a 20%  do custo das versões comercializadas actualmente, que custam cerca de 30 dólares (USD) por litro.

Esta técnica, se se verificar eficiente, pode reduzir em 85% o desperdício na produção de cerveja e reduzir os custos de produção aos cervejeiros. Para além disso, poderá permitir que recursos utilizados actualmente na produção de nutriente comercial possam ser redireccionados para a alimentação.

Estas descobertas já atraíram o interesse de vários grande produtores internacionais de bebidas.

 

FonteThe Straits Times|Foto de capaThe Straits Times (versão impressa)

 

Deixe uma mensagem!