De 7 Deugden Scheepsrecht

De 7 Deugden Scheepsrecht

Partilhar por e-mail










Enviar
4
Partilhas

Scheepsrecht

Produzida por De 7 Deugden (Holanda)
Estilo: Tripel
Álcool/vol: 7%

Esta cerveja parece-me um bom caso de estudo para olhar para as pontuações do Ratebeer com um olhar mais crítico, ou pelo menos para relativizarmos essas pontuações. Mas já volto a este assunto…

Aspecto: dourado, com nuances alaranjadas; pouca espuma e com pouca persistência.

Aroma: levedura belga; aroma distinto a cravinho.

Na boca: carbonatação moderada; corpo médio; sabor a malte, ligeiramente doce, especialmente no início; o amargor compensa o sabor adocicado, mas não totalmente; o cravinho tem uma presença bastante pronunciada.

Na minha opinião a cerveja bebe-se bem. Não é – nem de perto nem de longe – a minha tripel favorita, mas não encontrei nada a nível de sabor que me fizesse sequer pensar na palavra “horrível”. Mas é essa a percepção que ficamos ao ver a classificação do Ratebeer, que neste momento é de 5/20 no estilo e 28/100 no geral.

Eu consigo encontrar vários motivos para esta classificação: primeiro a minha opinião poderá ser completamente diferente dos muitos que a classificaram (não creio); a cerveja poderá ter sofrido alterações ao longo do tempo e poderia ser horrível no início; por último, a adição do cravinho (ou cravo-da-Índia)…

Posso estar completamente errado, mas estou convencido de que terá sido realmente a adição do cravinho o factor responsável por esta classificação tão má. Como é um componente de aroma e sabor que é tipicamente criado pela levedura de origem belga, com intensidade manipulável até certo ponto pelas condições de fermentação, há quem considere esta adição como sendo pouco nobre. Uma batota.

Eu não tenho uma opinião forte em relação a este tipo de adição e gosto do sabor que contribui, mas estou convencido de que fosse outro produtor a fazê-la – quem sabe um tal de Mikkeller (uma estrela do mundo da cerveja artesanal) – a cerveja provavelmente não teria sido tão penalizada no Ratebeer, independentemente do sabor.

Infelizmente, as classificações não são dadas apenas pelas características (subjectivas) da cerveja, mas pela percepção das mesmas, tal como tentei explicar neste artigo.

Resumindo: acho que é interessante pela presença mais acentuada do cravinho, mas, ao mesmo tempo, pode não apelar aos que não apreciam muito esse sabor. Bebe-se bem, mas não é memorável, apesar de não me parecer tão má como o RateBeer indica.

De 7 Deugden Scheepsrecht

De 7 Deugden Scheepsrecht

Deixe uma mensagem!