Descoberta nova espécie de levedura de cerveja

Partilhar por e-mail










Enviar
20
Partilhas

Investigadores da Universidade de Manchester, num trabalho feito em colaboração com o NCYC (National Collection of Yeast Cultures), descobriram um novo membro da família de leveduras Saccharomyces, muito próximo das comuns leveduras usadas na produção de cerveja e pão.

Esta levedura tem a particularidade de ter sido encontrada a elevada altitude, a mais de 1000 metros acima do nível do mar, num carvalho em Saint Auban, no sopé dos Alpes franceses. Para sobreviver a esta altitude, a levedura desenvolveu a capacidade de tolerar temperaturas mais frias do que a maioria das outras estirpes conhecidas de Saccharomyces.

A professora Daniela Delneri, do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Manchester, disse: “Esta capacidade é do interesse para os cervejeiros, já que as lagers dependem de leveduras que prosperam no frio; também abre a oportunidade de criação de um conjunto de novas leveduras híbridas com características biotecnológicas aperfeiçoadas.”

As leveduras também são de grande interesse para a indústria da biotecnologia que utiliza fermentação. Uma levedura que funciona a temperaturas mais baixas poderá permitir novas aplicações neste campo.

O Dr. Steve James, da NCYC, afirmou que era a primeira levedura desta família a ser descoberta desde 2011 e mostrou-se entusiasmado pelo seu contributo para o enriquecimento da diversidade genética destas leveduras.

Deixe uma mensagem!