Estrella Damm Inedit

Estrella Damm Inedit

Partilhar por e-mail










Enviar
26
Partilhas

Estrella Damm Inedit

Produzida por Damm (Espanha)
Estilo: Belgian White
Álcool/vol: 4.8%

A Estrella Damm foi criada em Barcelona em 1876 e é a marca mais antiga de Espanha. Não confundir com a Estrella Galicia, outra cerveja espanhola com sede na Corunha.

Pelo que investiguei, a cerveja mais comum desta marca é uma pale lager que em geral não é considerada minimamente interessante, apenas mais uma cerveja aguada produzida em massa. Mas esta Inedit é uma cerveja especial que resulta da colaboração do chef Ferran Adria, Juli Soler e os sommeliers Ferran Centelles e David Seijas do aclamado restaurante ElBulli. Um bom cartão de visita, mas deixou-me desconfiado. Seria apenas uma manobra de marketing, com mais fama e promessas que proveito? Isso serviu para aumentar a minha exigência.

No site a cerveja é descrita como uma mistura habilidosa de estilos lager e de trigo em que é usada uma combinação de cevada, trigo, lúpulo, coentros, alcaçuz, casca de laranja e água. São prometidas as seguintes características: aroma complexo; aparência opaca; aroma floral com sensação de levedura fresca e especiarias doces; levemente gaseificada; textura cremosa; um corpo cheio e suave; deve terminar com um sabor longo e duradouro. Foi criada para combinar com praticamente qualquer prato, por isso espera-se equilíbrio em vez de sabores extremos.

É uma cerveja muito clara, amarelada e turva. No aroma identifiquei o que me pareciam aromas ligeiramente florais e cítricos de lúpulo e também levedura. Agora, sabendo que a cerveja contém casca de laranja e coentros, imagino que o aroma estivesse também relacionado com esses ingredientes. Não é um aroma muito intenso ou especialmente marcante.

Tem um corpo leve e uma textura agradável, ligeiramente cremosa. Apercebi-me logo da presença do trigo, é um sabor característico que é fácil de identificar em cervejas mais leves. Tem também alguns apontamentos cítricos e florais, muito subtis. O sabor do álcool é quase inexistente. É uma cerveja fresca, sabor agradável, equilibrada, suave, muito fácil de beber.

Foi criada para combinar com praticamente qualquer prato. Uma cerveja com essas características não pode ter sabores intensos ou dominantes e é o que acontece com a Inedit (apesar da marca descrevê-la usando palavras como “complexidade” e “intensidade”). Considerando estes objectivos ou, se quiserem, limitações, acho que a cerveja cumpre perfeitamente o que promete e não desilude nada no sabor. É uma boa escolha para estes dias quentes de verão, a acompanhar uma refeição leve. Experimente.

P.S. um agradecimento especial ao meu amigo Paulo Verissimo que me ofereceu esta Estrella Damm Inedit.

Estrella Damm Inedit

Deixe uma mensagem!