Feliz Ano novo 2017

Feliz 2017 !

[ultimatesocial skin="easy" networks="facebook,twitter,mail,total" custom_class="ultimatesocial-single top" count="false" align="left" share_text=""]

Terminou aquele que parece ser considerado pela maioria como um ano bastante negativo.

2016 foi rico em eventos a lamentar, como mortes de ícones mundiais, guerras, terrorismo, problemas económicos e instabilidade política generalizada. Mas para os portugueses até houve boas notícias, com a inesperada e há muito desejada vitória no Euro 2016 de futebol e, mais importante, o que parece ser uma maior estabilidade e crescimento do país. Já os nossos irmãos brasileiros estarão, infelizmente, mais preocupados do que nunca com a crescente instabilidade que assombra a sua nação.

No mundo da cerveja também houve muitas notícias. A cerveja artesanal continuou a crescer um pouco por todo o lado e a grande indústria movimentou-se mais do que nunca. A compra da SAB Miller por parte da Anheuser-Busch InBev foi provavelmente a grande notícia do ano, mas houve muitas outras aquisições e acontecimentos polémicos.

Parece também cada vez mais difícil definir o que é “cerveja artesanal”. Longe vai o tempo em se referia à cerveja produzida por artesãos de forma totalmente manual. Para além da definição oficial variar muito de país para país, muitas marcas ditas “artesanais” comportam-se cada vez mais como a grande indústria, especialmente quando crescem para além de um certo ponto. Mas isso é uma tema que merece um artigo de opinião dedicado…

Nos último meses de 2016, o blog teve pouca actividade. Um misto de falta de notícias, falta de tempo, falta de inspiração e muita preguiça fez com que as publicações fossem poucas. É algo que pretendo tentar melhorar em 2017.

Continuo a manter o blog pelos mesmos motivos: pelo prazer e interesse que tenho na divulgação do mundo da cerveja artesanal e porque obriga-me a manter-me actualizado sobre um tema que me interessa e entusiasma.

Resta-me desejar um excelente anos de 2017 a todos, acompanhado de muita e excelente cerveja (sempre com moderação claro).

Rui

Deixe uma mensagem!