Roskilde Festival

Festival dinamarquês recicla urina para fazer cerveja

Partilhar por e-mail










Enviar
62
Partilhas

Cerveja criada através de urina não é decididamente um conceito agradável, mas na realidade não é exactamente aquilo em que poderá estar a pensar.

O festival de música de Roskilde orgulha-se da sua cultura amiga do ambiente, em que se inclui esquemas de partilha de carro, copos reciclados e bebidas orgânicas. Agora, o festival está à procura de formas extremas de garantir que nada é desperdiçado.

A iniciativa tem um slogan sugestivo – from piss to pilsner (“de urina a pilsner”) – e consiste em recolher urina de 100.000 participantes do festival nesta semana e depois utilizá-la para fertilizar campos de cevada cuja colheita servirá para produzir a cerveja que será consumida na edição de 2017 do festival.

Aqueles que desejarem “contribuir” têm utilizar urinóis específicos que estão assinalados com a frase “Não desperdice a sua urina. Os agricultores podem transformá-la em cerveja outra vez”.

Leif Nielsen, do Conselho Dinamarquês da Agricultura e Comida (DAFC), que está por detrás desta ideia, disse ao Guardian: “Tem a ver com a nossa mudança de abordagem em relação ao desperdício, o passar de um fardo a um recurso valioso.”

“A enorme quantidade de urina produzida em festivais estava a ter um impacto no meio ambiente e sistema de esgotos,” adiantou Nielsen. “Mas a reciclagem vai transformar a urina num recurso”.

Fontethedrinksbusiness.com|ImagemBill Ebbesen

Deixe uma mensagem!