Hitachino Nest Extra High (XH)

Hitachino Nest Extra High (XH)

Partilhar por e-mail










Enviar
6
Partilhas

Hitachino Nest Extra High (XH)

Produzida por Kiuchi Brewery (Hitachino) (Japão)
Estilo: Belgian Strong Ale
Álcool/vol: 8%

A XH, da prestigiada marca japonesa Hitachino Nest, é uma cerveja do estilo belgian strong ale amadurecida em barris de Saké e depois envelhecida durante três meses em barris de Shochu, uma bebida destilada japonesa.

Aspecto: cor âmbar escuro; muito sedimento em suspensão; espuma pouco expressiva e pouco duradoura.

Aroma: rico; malte doce/caramelo; algum álcool.

Na boca: o sabor doce do malte é ultrapassado pelo amargor forte do lúpulo. É um amargor intenso mas limpo e breve, com notas de terra e de lúpulo nobre, suave, apesar do seu amargor relativamente elevado. Existem apontamentos leves mas distintos que associo ao armazenamento nos barris de Sake ou Shochu e que dão um carácter único à cerveja. Algum álcool, mas que não sobressai muito devido ao sabor mais forte da cerveja. Ausência de ésteres e fenóis comumente associados à levedura belga, mas que nem sempre existem neste estilo. O corpo não é robusto como o aroma me fez antecipar instintivamente, apesar da muito fraca relação entre ambos.

Apesar do que o nome e rótulo sugerem, a XH não é extraordinariamente amarga. Tem um amargor forte, mas de certo modo é limpo e delicado, típico de lúpulos de características mais nobres. É uma cerveja agradável e ganha claramente com a utilização dos barris de sake e shochu, que contribuem com sabores que fazem com que a XH não seja apenas mais uma strong belgian ale genérica. Acho que vale a pena experimentar.

Hitachino Nest Extra High (XH)

Hitachino Nest Extra High (XH)

Deixe uma mensagem!