Keltikia Bolota

Keltikia Bolota

Partilhar por e-mail










Enviar
12
Partilhas

Bolota

Produzida por Keltikia Handcrafted Beer (Portugal)
Estilo: Spice/Herb/Vegetable
Álcool/vol: 4,7%
Também referenciada como "cork oak acorn Specialty Beer"

A bolota é um fruto produzido por árvores da família do carvalho, tal como pela azinheira, carvalho e sobreiro. As bolotas utilizadas nesta cerveja são de sobreiro, uma árvore abundante no Alentejo.

Talvez pelo facto da bolota ser muito utilizada em Portugal para alimentar porcos, há muita gente que não dá o devido valor a este fruto seco. Não possui glúten, tem um alto valor antioxidante e anti-microbiano, uma gordura semelhante à do azeite e outros compostos que podem, eventualmente, auxiliar no combate a doenças como o cancro e Alzheimer.

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Porto deduziu no ano passado que cerca de 55% das bolotas em Portugal, cuja produção se concentra no Norte e no Alentejo, “está a ser desperdiçada”. Este desperdício pode corresponder, segundo algumas estimativas, a mais de 13 milhões de euros.

Não faltam boas razões para aproveitar a bolota e foi isso que os responsáveis pela Keltikia pensaram.

O nome Keltikia é uma espécie de homenagem aos povos celtas (celtae, keltoi) que habitavam o Alto-Alentejo pré-romano. Segundo reza a história, o povo que habitava aquela região produzia cerveja com cevada e outros produtos da terra, que levedava com pão feito de bolota.

A cerveja tem uma cor castanha muito escura, com espuma moderada e pouco persistente.

O aroma é rico e complexo, com destaque para cereais torrados, bolota – suponho, porque é um aroma desconhecido para mim, mas distinto – e algum álcool.

É encorpada e tem uma textura muito suave. Amargor moderado, sabor mas com múltiplas nuances dos grãos torrados e apontamentos que associo à bolota. O amargor percepcionado não parece ser originado primariamente pelo lúpulo, mas antes pelos cereais torrados e muito provavelmente pela bolota. Aquece ligeiramente a boca, como se tivesse um grau superior aos 4.7% anunciados. Aliás, se não fosse a indicação no rótulo, diria que tinha cerca de 6% a 7%. No entanto, e apesar de parecer um pouco contraditório, é relativamente leve. Termina com um leve amargor e algum sabor a álcool.

É uma cerveja complexa e agradável. Como referi, não conheço o sabor da bolota, mas associo-o ao sabor invulgar – um apontamento – que é evidente nesta cerveja e a uma parte do amargor, que parece ser uma das características habituais deste fruto.

Keltikia Bolota

 

Deixe uma mensagem!