Préaris X-Mas

Préaris X-Mas

Partilhar por e-mail










Enviar
7
Partilhas

Préaris X-Mas

Produzida por Vliegende Paard Brouwers (Bélgica)
Estilo: Belgian Ale
Álcool/vol: 5%
Produzida em De Proefbrouwerij

A Préaris é uma marca artesanal que surgiu por volta de 2011 e foi considerada pelo RateBeer como a melhor nova cervejaria na Bélgica em 2013. As suas cervejas são produzidas na De Proefbrouwerij, umas instalações criadas para serem partilhadas por vários produtores que não queiram investir nas suas próprias instalações. Exportam para variados países e já ganharam algum reconhecimento internacional.

Comprei a X-Mas numa viagem à Bélgica em que procurei cervejas menos divulgadas. É uma cerveja que tem o Natal como temática, mas pouco mais posso dizer, já que o rótulo não adianta mais e também não encontrei mais informações online. Como nem é referenciada no website da marca, deduzo que seja uma versão limitada/sazonal ou até mesmo uma produção única.

Aspecto: dourada; ligeira turbidez; espuma branca com duração média; rendilhado persistente no copo.

Aroma: pouco intenso, a malte, com uma agradável presença herbal, provavelmente do lúpulo.

Na boca: desde o início surge um amargor relativamente limpo, com algumas componentes cítricas, que, embora não intenso como numa IPA, acaba por dominar o sabor, deixando o malte num segundo plano; tem um leve apontamento do que parece ser casca de laranja, especialmente quando a cerveja aumenta de temperatura; a carbonatação é generosa e sente-se na língua e na boca, apesar de não ser visivelmente efervescente; o tipo de amargor é mais ou menos constante, pelo que termina da mesma forma, sem grandes variações.

Não é a típica cerveja de Natal – se é que se pode afirmar que existe um tipo de cerveja de Natal. É uma cerveja leve em termos de corpo e grau alcoólico, mas com amargor intenso. Está longe de ter o amargor de uma IPA, mas partilha algumas características das Pale Ale americanas, embora tenha sido provavelmente fermentada com uma levedura belga, tipicamente menos “limpa”. É refrescante e agradável, mas não me deixou propriamente com vontade de repetir. Sendo uma cerveja “de Natal”, especial, é provável que esta receita nem seja produzida novamente.

Préaris X-Mas

Préaris X-Mas

Deixe uma mensagem!