Rodenbach Grand Cru

Rodenbach Grand Cru

Partilhar por e-mail










Enviar

Rodenbach Grand Cru

Produzida por Rodenbach (Bélgica)
Estilo: Sour Red/Brown
Álcool/vol: 6%

O sabor adocicado e azedo da flamenga Rodenbach Gran Cru é obtido através de uma fermentação em duas fases, conhecida por fermentação mista, que envolve fermentação usando levedura ale e fermentação com bactérias de ácido láctico. É uma técnica característica da região da Flandres.

A Grand Cru consiste numa mistura de 1/3 de cerveja jovem e 2/3 de cerveja envelhecida em barris de carvalho durante dois anos. O objectivo é criar uma versão mais pronunciada do estilo Flanders Red-Brown.

Aparência: cor vermelho escuro, límpida (filtrada), espuma pouco abundante mas com boa persistência.

Aroma: frutado (cereja), azedo, com notas de caramelo.

Na boca: frutos vermelhos (cereja, framboesa), acidez pronunciada, como a de um vinagre balsâmico, que coloca as papilas gustativas em sentido; tem um sabor adocicado que compensa apenas ligeiramente a acidez; nível de fás moderado; corpo médio; termina com acidez pronunciada e com alguma persistência, como aquela que experimentamos se trincarmos um limão.

A minha descrição do sabor desta Rodenbach pode não ser a mais apelativa, mas na realidade a cerveja, apesar de bastante ácida, é agradavelmente desequilibrada. A intensidade de acidez não é das “piores” que já bebi e o malte confere alguns sabores interessantes – especialmente aqueles apontamentos tipo cereja que o envelhecimento em carvalho potencia – que combinam bem com a acidez e tornam tudo mais interessante.

Dito isto, dentro deste estilo a minha preferência ainda vai para, por exemplo, a Duchesse De Bourgogne.

Rodenbach Grand Cru

Deixe uma mensagem!