Rogue Dead Guy Ale

Rogue Dead Guy Ale

[ultimatesocial skin="easy" networks="facebook,twitter,mail,total" custom_class="ultimatesocial-single top" count="false" align="left" share_text=""]

Dead Guy Ale

Produzida por Rogue (Estados Unidos)
Estilo: Maibock / Helles bock
Álcool/vol: 6.5%


Ao ler hoje a notícia do falecimento de Jack Joyce, um dos co-fundadores da Rogue River Brewing Co., lembrei-me de beber uma cerveja da marca, em jeito de homenagem. Quando me apercebi que tinha uma Dead Guy Ale não tive dúvidas de que teria de ser a eleita devido ao seu nome tão… inapropriadamente adequado. A Dead Guy Ale tem esse nome porque é inspirada no Dia dos Mortos dos Maias (1 de Novembro).

Apresenta uma cor âmbar e uma espuma densa e abundante. Destaca-se também a efervescência, especialmente quando usando copos mais estreitos, como flutes de champanhe ou de características semelhantes. O aroma é muito doce, com uma grande presença de malte tipo caramelo. Praticamente não se detecta o lúpulo. É um aroma muito agradável.

O sabor é também adocicado, mas desta feita o lúpulo é bastante perceptível, contribuindo com um amargor não muito agressivo e que de certa forma acaba por desvanecer ao misturar-se com o sabor do malte e álcool. É uma cerveja com 6.5% de álcool, por isso não é de estranhar o álcool tenha tenha o seu impacto no paladar. Tem um corpo médio, ocorreu-me compará-lo ao de alguns vinhos licorosos.

Apesar de não ter nenhum sabor ou outras características individuais particularmente exóticas ou incomuns, esta cerveja apresenta um conjunto muito interessante porque consegue realçar diversas características sem ultrapassar os limites. Proporciona-nos, por exemplo, o sabor doce e a malte sem torná-lo enjoativo, o amargo do lúpulo sem que chegue a ser agressivo e o sabor do álcool sem grande impacto negativo na drinkability. Tudo isto incorporado harmoniosamente num elixir com um nível de gás perfeitamente adequado e de onde é libertado um aroma suave e apelativo. Sou fã desta cerveja e vou certamente repeti-la sempre que tiver essa oportunidade.

R.I.P. Jack Joyce.

Rogue Dead Guy Ale

Deixe uma mensagem!