Schneider Weisse Aventinus

Schneider Weisse Tap 6 Unser Aventinus

[ultimatesocial skin="easy" networks="facebook,twitter,mail,total" custom_class="ultimatesocial-single top" count="false" align="left" share_text=""]

Schneider Aventinus

Produzida por Schneider Weisse (Alemanha)
Estilo: Weizenbock
Álcool/vol: 8.2%

No início do séc. XX os bávaros eram fãs das doppelbocks, um estilo de cervejas lager produzidas originalmente pelos monges Paulaner como uma espécie de refeição líquida que estavam autorizados a produzir para consumo durante a Quaresma. Nessa altura a cervejaria G. Schneider & Sohn quis criar a sua interpretação do estilo, mas estava equipada com fermentadores mais apropriados para cervejas ale. Isso não impediu Mathilde Schneider, a viúva de Georg Schneider III, que produziu uma cerveja com ingredientes e técnicas semelhantes às das doppelbocks, mas fermentada com a levedura hefeweizen da casa. Daí resultou uma cerveja muito especial que adoptou o nome de um historiador bávaro: Aventinus.

Metade do grão desta cerveja é malte de trigo e a outra metade é malte de cevada. No copo mostra-se uma cerveja castanha, turva, quase lamacenta, assemelhando-se a uma espécie de batido de chocolate. À luz adopta uma tonalidade rubi. No topo forma-se uma espuma consistente e volumosa.

O aspecto à partida pode não impressionar pela positiva (dependendo do gosto), mas o aroma dá a dica de que se trata de uma cerveja interessante. Identifico aromas provavelmente produzidos pela levedura, como banana madura e cravinho, mas também frutos escuros e um pouco de grãos tostados. É um aroma suave mas complexo. Muito agradável.

No sabor também se torna óbvia a presença da banana madura e o cravinho. Noto também algum chocolate e frutos como ameixas, passas e figos. O álcool está presente, mas não se impõe aos restantes sabores. São várias camadas de sabor que resultam numa mistura complexa, encorpada e suave.

Excelente. Arrisco dizer que é magnífica. É daquelas cervejas que apetece saborear no silêncio, tentando descobrir as vários sabores e sensações que proporciona. Merece as pontuações elevadas e análises muito positivas que geralmente recebe. Recomendo vivamente a Aventinus, não deixe de experimentá-la.

(Conheça também a Aventinus Weizen-Eisbock, que foi criada através desta cerveja).

Schneider Weisse Aventinus

Deixe uma mensagem!