St. Sylvestre 3 Monts

St. Sylvestre 3 Monts

[ultimatesocial skin="easy" networks="facebook,twitter,mail,total" custom_class="ultimatesocial-single top" count="false" align="left" share_text=""]

3 Monts

Produzida por Brasserie Saint Sylvestre (França)
Álcool/vol: 8.5%

A 3 Mounts é produzida em França pela Saint Sylvestre. A cervejaria está sediada na pequena vila de St. Sylvestre Cappel, também conhecida pela produção de gelado e maçã. A cerveja adoptou esse nome por ser produzida entre os três montes da região da Flandres francesa: Mont des Cats, Mont Cassel e Mont Noir.

É-lhe atribuído o estilo Biére de Garde, que se traduz literalmente em “cerveja de guardar”. São cervejas tipo ale fortes, normalmente de cor pálida, tradicionalmente produzidas em quintas na região francesa de Nord-Pas de Calais. Eram produzidas no Inverno e Primavera, para evitar problemas de fermentação relacionados com o aumento da temperatura e depois consumidas durante o ano. Daí o nome “cerveja de guardar”.

Rolha da 3 Monts

Imagem: torontobeerblog.com

A garrafa é curiosa. É rolhada com rolha de cortiça, mas em vez da típica “jaula” das garrafas de champanhe tem uma espécie de grampo no topo que segura a rolha na garrafa.

A cerveja tem uma cor amarela clara, muito limpa, cristalina, carbonatação relativamente elevada. No topo forma-se uma espuma branca muito substancial.

Aroma é muito leve e lembra palha molhada, erva, também um pouco de limão.

Na boca sente-se o gás e um sabor muito leve a malte. O sabor a álcool é óbvio, o que é geralmente considerado adequado neste estilo. Termina seca e com um amargo considerável. Como é normal, à medida que vai aquecendo o sabor do álcool vai ficando ainda mais pronunciado, tal como o amargo final. O produtor recomenda que a cerveja seja consumido com temperatura entre 8 e 12ºC, ou seja uma temperatura ainda superior à que utilizei nesta prova.

Não fiquei fã da 3 Monts e também não convenceu as outras pessoas que me acompanharam na prova. A cerveja está bem pontuada nos sites habituais e as análises que encontrei eram em geral boas, por isso esperava que me impressionasse. Talvez a refeição tenha influenciado negativamente a percepção do sabor da cerveja ou talvez tenha sido uma  garrafa de um lote menos bom, mas deverá tratar-se simplesmente de uma questão de gosto. Não posso recomendar a cerveja porque não me agradou muito, mas vou colocá-la na minha lista de cervejas a repetir futuramente para ver se confirmo ou mudo de opinião.

St. Sylvestre 3 Monts

4 comentários

Pode deixar comentários nesta publicação


  • Sou de Guimarães uma cidade minhota nas quais temos bons vinhos , mas a nível de cerveja estamos um bocado limitados e porque ? O povo só gosta de super bok ou sagres provei a 3 monts e gostei . Agora só gostava de saber como obter esta cerveja cá .

    Gil leite 2 anos atrás Responder


    • Realmente muitos optam pelas cervejas do costume, mas uma boa percentagem dessas pessoas gostaria de outros tipos de cerveja caso tivessem oportunidade de experimentar. É preciso continuar a divulgação.

      A 3 Monts que provei foi comprada numa loja Makro. Não sei se ainda a vendem ou se há noutros sítios, mas tenho a impressão de que há alguma distribuição em Portugal continental e não será muito complicado encontrar.

      Obrigado pelo contacto!
      Rui

      Rui Leal 2 anos atrás Responder


  • Como agendar uma reuniao con voces….

    Cervejaria da vila 2 anos atrás Responder


Deixe uma mensagem!