St. Sylvestre 3 Monts

Produzida porBrasserie Saint Sylvestre(França)
Estilo:Bière de Garde
Álc/vol:8.5%

A 3 Mounts adoptou esse nome por ser produzida entre os três montes da região da Flandres francesa: Mont des Cats, Mont Cassel e Mont Noir.



St. Sylvestre 3 Monts


A 3 Mounts é produzida em França pela Saint Sylvestre. A cervejaria está sediada na pequena vila de St. Sylvestre Cappel, também conhecida pela produção de gelado e maçã. A cerveja adoptou esse nome por ser produzida entre os três montes da região da Flandres francesa: Mont des Cats, Mont Cassel e Mont Noir.

É-lhe atribuído o estilo Biére de Garde, que se traduz literalmente em “cerveja de guardar”. São cervejas tipo ale fortes, normalmente de cor pálida, tradicionalmente produzidas em quintas na região francesa de Nord-Pas de Calais. Eram produzidas no Inverno e Primavera, para evitar problemas de fermentação relacionados com o aumento da temperatura e depois consumidas durante o ano. Daí o nome “cerveja de guardar”.

Rolha da 3 Monts

Imagem: torontobeerblog.com

A garrafa é curiosa. É rolhada com rolha de cortiça, mas em vez da típica “jaula” das garrafas de champanhe tem uma espécie de grampo no topo que segura a rolha na garrafa.

A cerveja tem uma cor amarela clara, muito limpa, cristalina, carbonatação relativamente elevada. No topo forma-se uma espuma branca muito substancial.

Aroma é muito leve e lembra palha molhada, erva, também um pouco de limão.

Na boca sente-se o gás e um sabor muito leve a malte. O sabor a álcool é óbvio, o que é geralmente considerado adequado neste estilo. Termina seca e com um amargo considerável. Como é normal, à medida que vai aquecendo o sabor do álcool vai ficando ainda mais pronunciado, tal como o amargo final. O produtor recomenda que a cerveja seja consumido com temperatura entre 8 e 12ºC, ou seja uma temperatura ainda superior à que utilizei nesta prova.

Não fiquei fã da 3 Monts e também não convenceu as outras pessoas que me acompanharam na prova. A cerveja está bem pontuada nos sites habituais e as análises que encontrei eram em geral boas, por isso esperava que me impressionasse. Talvez a refeição tenha influenciado negativamente a percepção do sabor da cerveja ou talvez tenha sido uma  garrafa de um lote menos bom, mas deverá tratar-se simplesmente de uma questão de gosto. Não posso recomendar a cerveja porque não me agradou muito, mas vou colocá-la na minha lista de cervejas a repetir futuramente para ver se confirmo ou mudo de opinião.

St. Sylvestre 3 Monts



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail