Straffe Hendrik Tripel

Straffe Hendrik Bruges Tripel Bier 9°

Partilhar por e-mail










Enviar
2
Partilhas

Straffe Hendrik Bruges Tripel Bier 9°

Produzida por Huisbrouwerij De Halve Maan (Bélgica)
Estilo: Tripel
Álcool/vol: 9%

A Straffe Hendrik é uma marca da cervejaria De Halve Maan, que também produz a conhecida marca Brugse Zot. É uma cervejaria familiar que existe no centro histórico da cidade de Bruges desde 1856 e que faz questão de ser fiel às receitas originais e manter os mesmos métodos de produção (apesar do equipamento mais moderno, naturalmente). No ano passado tive a oportunidade de visitar as instalações da De Haalve Maan, em Bruges, e foi uma experiência muito agradável que me fez ter ainda maior apreço pelas suas cervejas.

Aparência: Dourada, turva, com sedimentos em suspensão. Espuma volumosa e densa que deixa um rendilhado persistente no copo.

Aroma: Malte e especiarias, com uma assinatura claramente belga. É suave e adocicado como o mel.

Na boca: Encorpada, com uma textura muito aveludada e extremamente suave. O malte é rico e multifacetado, com um toque de caramelo, e não impede que as especiarias brilhem e definam aquele carácter belga tão saboroso e distinto. Começa com um sabor adocicado, delicado como o mel, mas, surpreendentemente, termina consideravelmente seca e com um amargor limpo e suave que “deixa água na boca” e cria antecipação pelo próximo gole. Junto com o amargor, especialmente no final, há um apontamento cítrico que faz lembrar casca de laranja.  O álcool – num respeitoso teor de 9% – está muito bem dissimulado e a incrível facilidade com que se bebe esta cerveja torna-a bastante “perigosa”.

Há inúmeras cervejas estilo tripel de excelente qualidade por onde escolher, com diferentes características e histórias que vão apelar a diferentes consumidores, mas para mim a Straffe Hendrik é a perfeição em garrafa. Não digo que seja “a melhor tripel”, porque eu defendo que fazer rankings de coisas subjectivas é um exercício inútil, mas não tenho dúvidas de que é uma das cervejas mais agradáveis deste estilo que se pode beber. Não poderia recomendá-la mais.

Straffe Hendrik Tripel 9º

Deixe uma mensagem!