Lúpulo

Temperaturas elevadas ameaçam lúpulo da cerveja artesanal

Partilhar por e-mail










Enviar
50
Partilhas

O Vale de Yakima, nos Estados Unidos é o maior produtor de lúpulo “de aroma” do mundo, mas os produtores estão preocupados com a produção deste ano.

Para além da falta de água naquela região, durante o mês passado as temperaturas foram muito elevadas (37ºC) e as plantas começam a exibir sinais de stress que podem afectar a produção em termos de quantidade e qualidade.

Mas também há muita preocupação na Europa. Países como a Alemanha, Eslovénia e República Checa também têm sofrido com ondas de calor e os produtores não sabem ainda ao certo o impacto que isso terá na altura da colheita.

Para além de afectar a produção deste ano, o problema do stress nas plantas deixa marcas e pode também afectar a produção no ano seguinte e até dois anos.

Dado o crescimento mundial da cerveja artesanal e o aumento da procura por lúpulo, estas notícias não são animadoras. Nos últimos anos algumas variedades de lúpulo de nicho chegaram a duplicar de preço e teme-se que agora aconteça algo semelhante com outras variedades que abastecem especialmente o mercado artesanal.

Já surgiram alguns artigos de opinião referindo que é mais do que provável que algumas cervejas artesanais – especialmente as IPA – subam de consideravelmente de preço no próximo ano.

Fontethedrinksbusiness.com|FotoWikipedia

Deixe uma mensagem!