Top países com mais cervejarias artesanais

Top dos países com mais cervejarias artesanais

Partilhar por e-mail










Enviar
25
Partilhas

Quem está minimamente atento ao fenómeno, sabe que o mercado da cerveja artesanal tem crescido um pouco por todo o mundo. Em alguns casos o crescimento é impressionante, como acontece nos Estados Unidos: em 2008 tinham cerca de 1500 cervejarias, passando para aproximadamente 3400 em 2014 e no final deste ano já ultrapassam as 4000.

As estatísticas sobre a cerveja artesanal nos EUA são bastante divulgadas e analisadas, mas a realidade dos outros países normalmente passa um pouco mais despercebida. Foi por isso que a Forbes elaborou um mapa em que mostra os 10 países com maior número de cervejarias artesanais registadas.

Segundo a análise da Forbes, existem mais de 10000 cervejarias artesanais em todo o mundo, sendo que 86% são dos Estados Unidos e Europa. A Europa tinha até ao momento 4486 cervejarias artesanais, um número um pouco superior aos EUA, com o Reino Unido em primeiro com 723, França em segundo com 654 e Itália em terceiro com 600.

Na realidade os números de hoje serão já um pouco diferentes aos apresentados no mapa – os EUA já terão mais de 4300 cervejarias artesanais e a França já terá ultrapassado as 740, por exemplo – no entanto, pódio à parte, dá para ter uma ideia da situação actual.

O Brasil já ultrapassou as duas centenas de produtores. Apesar de ser um número bastante inferior ao de muitos países Europeus, o Brasil já tem produtores muito experientes e um bom reconhecimento internacional.

Portugal, que em comparação com os outros países da lista ainda está a dar os primeiros passos na cerveja artesanal, apresenta-se com um número de produtores que estará ainda na casa das dezenas e por isso está fora desta lista. No entanto, também já tem algumas marcas premiadas internacionalmente.

 

Forbes: cervejarias artesanais por pais

Versão original: Forbes/Statista

FonteForbes

Deixe uma mensagem!