Tupiniquim Monjolo Imperial Porter

Produzida porTupiniquim(Brasil)
Estilo:Imperial Porter
Álc/vol:10,5%

"Descobrimento, variedade de grãos, colonização e trabalho pesado eram características do Brasil imperial. A evolução é o elo do ontem e do hoje, e a cerveja não fica fora disso. Tudo passa, mas a história não deixa esquecer."



Tupiniquim Monjolo Imperial Porter


É a primeira cerveja artesanal brasileira que tenho oportunidade de documentar. Espero que surjam muitas outras oportunidades porque há cervejas artesanais de muita qualidade e interessantes no Brasil.

A marca da cerveja - Tupiniquim - refere-se ao povo indígena do Brasil que se deparou com a esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral, em 23 de abril de 1500. Actualmente habitam três terras indígenas no município de Aracruz, no norte do estado do Espírito Santo, no Brasil.

O nome Monjolo provavelmente corresponderá ao de uma máquina rudimentar, movida a água, que era utilizada para descascar o arroz, milho, café ou amendoim.

No rótulo é apresentada a inspiração para a cerveja: “Descobrimento, variedade de grãos, colonização e trabalho pesado eram características do Brasil imperial. A evolução é o elo do ontem e do hoje, e a cerveja não fica fora disso. Tudo passa, mas a história não deixa esquecer.”

 

Aspecto: castanho muito escuro, quase preto; espuma castanha, pouco volumosa.

Aroma: nuances doces alternam com aromas torrados profundos e apontamentos tipo chocolate e frutas passadas; em segundo plano surge o álcool, delicado.

Na boca: corpo robusto, quase viscoso; começa doce, com uma agradável mistura de cereais torrados e uma leve sugestão de chocolate e passas; o amargor surge após um instante vai aumentando progressivamente, mas sem nunca atingir o nível elevado que eu antecipava; termina com um agradável sabor adocicado que se mistura com o referido amargor, sempre com uma certa suavidade, sem a presença exagerada do sabor ácido e amargo que os cereais mais torrados por vezes proporcionam.

Um bom exemplo de como utilizar inteligentemente os cereais mais torrados e intensos de forma a obter uma cerveja robusta e muito interessante. Uma excelente Imperial Porter, que vale muito a pena experimentar. Recomendadíssima.



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail