Van Den Bossche Buffalo Grand Cru (Bordeaux Barrel Aged)

Partilhar por e-mail










Enviar
8
Partilhas

Van Den Bossche Buffalo Grand Cru (Bordeaux Barrel Aged)

Produzida por Brouwerij Van den Bossche (Bélgica)
Estilo: Belgian Strong Dark Ale
Álcool/vol: 9%
'Em barril; Exclusiva de Outono' (edição limitada?)

Tive o prazer de beber esta cerveja no Kulminator, em Antuérpia, um bar famoso entre os apreciadores de cerveja. Um espaço muito agradável, gerido por um casal muito simpático e com muito conhecimento sobre o mundo da cerveja.

A cerveja estava anunciada num quadro como uma das cervejas “do dia”. Apesar de existirem várias cervejas Buffalo envelhecidas em barril, não encontrei grandes referências para esta na Internet, nem sei qual o seu ano. Como o quadro continha a expressão Herfst Exclusif – holandês para exclusiva de Outono” -, fico com a ideia de que se tratava de uma versão limitada. Como estava tão entretido a beber as cervejas, acabei por não perguntar aos donos do bar.

Aspecto: castanho muito escuro com nuances avermelhadas; espuma moderada mas persistente.

Aroma: grãos escuros e torrados; apontamento levemente azedo, que faz lembrar o do vinho quando está a fermentar em barril; complexo e interessante.

Na boca: sabor de maltes escuros, com predominância dos torrados; sabor a vinho envelhecido, levemente ácido e muito agradável – é uma contribuição óbvia do Bordeaux; apontamentos de frutos escuros; o amargor equilibra perfeitamente, domando o doce do malte, mas de resto passa quase despercebido; o álcool está presente, mas em nenhuma altura se impõe, o que faz com que a cerveja seja consideravelmente leve e fácil de beber para o seu teor alcoólico; termina com um amargor muito subtil e com notas de vinho; é uma cerveja muito interessante.

A cerveja foi um sucesso entre todos. As notas do barril são acentuadas e funcionam muito bem nesta cerveja. Conferem à cerveja, já de si complexa, uma dimensão extra, com características bastante distintas e interessantes. É uma excelente simbiose entre o mundo da cerveja e do vinho.

Recomendadíssima!

Buffalo Grand Cru (Bordeaux Barrel Aged)

Deixe uma mensagem!