Vitamina da cerveja poderá tratar efeitos da quimioterapia

Partilhar por e-mail










Enviar
16
Partilhas

A quimioterapia ajuda a melhorar as taxas de sobrevivência de doentes oncológicos, mas infelizmente costuma trazer efeitos secundários bastante severos, como danos nos nervos que podem deixar os pacientes sensíveis e com dores durante semanas.

Um grupo de investigadores da Universidade do Iowa sugere agora que uma vitamina encontrada na cerveja e no leite pode erradicar estes efeitos. Essa vitamina seria tomada sob forma de suplemento.

Os investigadores testaram a forma da vitamina B3, nicotinamida ribossídico (NR), em ratos fêmeas que estavam a receber uma droga de quimioterapia usada para combater o cancro e que lhes estava a provocar dores.

Os cientistas engendraram uma forma de avaliar o nível de sensibilidade à dor dos ratos e dessa forma puderam concluir que o suplemento foi eficaz na diminuição da dor.

Segundo reporta o Daily Mail, a autora do estudo, Dra. Marta Hamity, disse: “As nossas descobertas confirmam a teoria de que a NR poderia potencialmente ser usada para prevenir ou mitigar a neuropatia periférica em pacientes com cancro”.

 

Deixe uma mensagem!