A música influencia o sabor da cerveja

A música influencia o sabor da cerveja

O Brussels Beer Project produziu uma cerveja inspirada na banda britânica The Editors que depois foi utilizada num estudo muito interessante.



Brussels Beer Project, produziu uma cerveja do estilo Porter inspirada na identidade musical e visual da banda britânica The Editors.

O seu perfil de sabor foi desenhado de forma a tentar reflectir o último álbum da banda, ‘In Dreams’. Foi usada uma infusão de chá Earl Grey para produzir apontamentos cítricos que contrastam com as notas de malte e chocolate.

Depois de criada a cerveja, um equipa liderada pelo Dr. Felipe Reinoso Carvalho, da Vrije Universiteit Brussel e KU Leuven, quis perceber se a música ou embalagem interferia como a forma que a cerveja era percepcionada.

Como tal, foi dada a beber a 231 pessoas a mesma cerveja. A um primeiro grupo foi apresentada sem rótulo, ao segundo com rótulo e ao terceiro rotulada e acompanhada de áudio. ‘Oceans of Light’, uma das músicas do mais recente álbum da banda, foi o tema escolhido para acompanhar a cerveja.

Os resultados comprovaram que aqueles que bebiam enquanto ouviam música deram uma melhor pontuação ao sabor da cerveja. Isso mostra que existe algum tipo de relação entre a audição e o paladar ou a percepção do mesmo.

“Parece que o prazer da música foi transposto para a experiência de consumir cerveja”, explicou Felipe Reinoso Cavalho, ao Daily Mail.

O responsável acredita que “este é apenas o começo”, pelo que planeia desenvolver o mesmo estudo abordando outros sentidos e alimentos/bebidas diferentes.

Estudos anteriores tinham já encontrado benefícios em ouvir música durante o consumo de bebidas. Pete Brown, escritor focado na temática da cerveja e Charles spence, Professor de Psicologia Experimental na Universidade de Oxford, desenvolveram um estudo em 2014 em que serviram cervejas acompanhadas com as músicas consideradas ideais para melhorar a experiência do consumidor.