Brouwerij ’t IJ Struis

’t IJ Struis

Partilhar por e-mail










Enviar

Struis

Produzida por Brouwerij ’t IJ (Holanda)
Estilo: Barley Wine
Álcool/vol: 9%
Cerveja de produção biológica

A Struis é mais uma das cervejas da holandesa Brouwerij ’t IJ que tive oportunidade de provar. É uma barley wine produzida ao estilo inglês.

As variantes modernas do estilo barley wine – que se traduz literalmente em “vinho de cerveja” – foram produzidas para satisfazer o desejo da aristocracia por bebidas fortes durante os conflitos entre Inglaterra e França no final do século 18. O nome foi utilizado pela primeira vez pela Bass, na sua cerveja No.1 Ale que surgiu por volta do ano 1870.

É um cerveja escura, com uma espuma duradoura.

O aroma é rico em malte, com apontamentos de café, chocolate e frutos secos.

É uma cerveja encorpada, o sabor é dominado pelo malte e nota-se o grão torrado, com nuances que lembram café. Também se nota um pouco do sabor a álcool.

Termina adocicada e sem deixar na boca a acidez que por vezes os grãos mais torrados conferem à cerveja.

No meu bloco de notas escrevi que era uma cerveja saborosa mas um pouco adocicada e que por isso poderia tornar-se enjoativa, especialmente se bebesse mais do que uma. Curiosamente li agora que a marca refere exactamente o contrário do que eu anotei. Refere-se a uma cerveja seca (dry) e com um aftertaste duradouro. Parece que terei de voltar a bebê-la para tirar novas conclusões. Independentemente desse pormenor eu gostei da cerveja, gostei da suavidade dos sabores do grão torrado e por isso recomendo-a a quem apreciar este tipo de cervejas.
Brouwerij 't IJ Struis

Deixe uma mensagem!