Consumo diário de cerveja pode proteger contra ataques cardíacos

Consumo diário de cerveja pode proteger contra ataques cardíacos

De acordo com uma investigação de cientistas italianos do “Instituto Neurológico Mediterrâneo”, beber cerca de duas cervejas de 33 cl por dia, no caso dos homens, e uma, no caso das mulheres, pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco em cerca de 25%.

“A não ser que exista um risco elevado de cancros relacionados com o álcool ou dependência do álcool, não há razão para desencorajar adultos saudáveis, que já sejam consumidores pontuais ou moderados de cerveja, a continuar (o consumo)”, escreveram os investigadores.

No entanto, os investigadores também realçaram que os benefícios para a saúde só são possíveis com consumo moderado e que o consumo em excesso traz prejuízos bem conhecidos para o corpo.

As indicações deste estudo contrastam com recomendações e medidas mais restritivas que têm sido adoptadas em algumas regiões, como no Reino Unido.

O estudo foi publicado no jornal Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases.

São muitos os estudos que ligam o consumo da cerveja a benefícios do sistema cardiovascular e não só. Consulte aqui os que foram publicados no «Cerveja e Tremoço».