De Prael Heintje

De Prael Heintje (Weizen)

Partilhar por e-mail










Enviar

De Prael Heintje

Produzida por Brouwrij De Prael (Holanda)
Estilo: Hefeweizen
Álcool/vol: 5,4%
Por vezes assume o nome 'Weizen'

O nome Heintje (por vezes adopta o nome “Weizen”, que, aliás, parece ser o nome actual) é uma homenagem a Hendrik Nikolaas Theodoor “Heintje” Simons, um cantor e actor holandês que se tornou famoso em 1967, ainda muito novo, com a sua canção “Mama”.

Gosto de cervejas que contam histórias, porque além de ter a possibilidade de saboreá-las, também aprendo um pouco mais. Por isso aproveito a oportunidade para partilhar a canção que melhor representará Heintje (versão em inglês):

Aspecto: cor dourada-clara; turva, sem sedimentos; espuma exuberante, muito volumosa e cremosa, demora um pouco a reduzir.

Aroma: trigo; não há presença óbvia de banana, típica neste estilo, e apenas um apontamento suave de cravinho; há algumas notas amargas e cítricas, como de raspa de limão; o aroma tem vários apontamentos resultantes da fermentação do trigo, mas não necessariamente os mais tradicionais e esperados neste estilo.

Na boca: a espuma era tão abundante que era inevitável prová-la primeiro – e era muito amarga; depois disso a cerveja até pareceu doce por momentos, mas na realidade estava muito equilibrada; com carbonatação elevada e um corpo leve/médio, aveludado; sabor do trigo e algumas (poucas) especiarias proporcionadas pela levedura; o amargor faz-se notar ao engolir e dura alguns segundos ao terminar, juntando-se a um certo sabor ácido cítrico; pouco depois o sabor desaparece quase totalmente e deixa a vontade de beber o próximo gole.

Os mais inflexíveis em relação aos estilos de cerveja poderão criticar (basta ver a pontuação e alguns comentários no Ratebeer) o facto desta cerveja ter algumas características diferentes do que é esperado neste estilo. No entanto, interessa-me especialmente o sabor e nesse aspecto não me posso queixar. É uma cerveja muito fresca e fácil de beber que cai muito bem numa tarde de Verão. Eu gostei da cerveja. Se é ou não digna de ser chamada de Hefeweizen, não me importa muito, sinceramente.

De Prael HeintjeDe Prael Heintje

 

Deixe uma mensagem!