Alcoólicos na Alemanha limpam ruas e são pagos em cerveja

Partilhar por e-mail










Enviar

O projecto-piloto, denominado «Pick-Up», tem o objectivo de dar aos dependentes de álcool da cidade alemã de Essen a oportunidade de se reintegrarem na sociedade limpando as ruas. Os participantes recebem um pagamento de 1,25 euro por hora e até três cervejas por jornada (4 horas) de trabalho. As cervejas apenas podem ser consumidas depois do trabalho e nas instalações da organização assistencial Suchthilfe Essen, a entidade gestora do projecto.

foto: diariodigital.sapo.pt

«A cerveja é distribuída com base nas necessidades individuais dos participantes», diz uma nota da Suchthilfe Essen. «Nem todos recebem cerveja. Somente os participantes que não são capazes de fazer o trabalho sem ela.»

«O Pick-Up não é apenas uma questão de limpar ruas. Não tem nada a ver com a exploração de pessoas. A ideia é permitir aos participantes, que não estão obrigados, a contribuir para a sociedade, de uma maneira que normalmente não fariam», prossegue a nota do grupo assistencial.

Único na Alemanha, o projecto é baseado num modelo holandês. No bairro de Oost, em Amesterdão, uma iniciativa semelhante está em curso desde 2013. De acordo com os organizadores locais, está a ser um sucesso no que diz respeito à redução da quantidade de álcool consumida diariamente por cada participante. Outras comunidades holandesas estudam a adopção do modelo.

Fonte: diariodigital.sapo.pt

Deixe uma mensagem!