Anheuser-Busch InBev compra participação no RateBeer

Uma empresa detida pela AB-InBev comprou uma participação no famoso site RateBeer, de classificação de cervejas. A americana Dogfish Head já pediu que todas as referências à sua marca fossem eliminadas.



Anheuser-Busch InBev compra participação no RateBeer


A ZX Ventures, que é 100% detida pelo gigante mundial das cervejas Anheuser-Busch InBev, comprou uma porção do famoso site Ratebeer, que mantém uma lista de análises e classificações de cervejas.

Sam Calagione, o fundador da cerveja norte-americana Dogfish Head, afirmou que a compra da ZX Venture é um “flagrante conflito de interesse” e solicitou que o site removesse todas as referências à sua marca. Calagione defende que há uma violação directa do código de ética da Sociedade Professional de Jornalistas (SPJ).

“Pedimos respeitosamente à Anheuser-Busch InBev e RateBeer que removessem imediatamente todas as análises e menções à Dogfish Head do site da Ratebeer. Não nos parece correcto que um cervejeiro de qualquer tipo esteja numa posição de potencialmente manipular o que os consumos ouvem e dizem sobre cervejas, como são pontuadas e quais recebem publicidade extra, numa plataforma que aparenta ser legítima e 100 porcento gerada pelos utilizadores. Somos da opinião que esta e outras iniciativas são eticamente dúbias e que a falta de transparência é preocupante.”

A carta competa da Sam Calagione pode ser lida aqui.

Pessoalmente sempre olhei para o Ratebeer não como uma referência importante, mas apenas como uma forma de, por curiosidade, tentar perceber se as minhas impressões sobre as cervejas estão na mesma linha com a de outras pessoas. Desde cedo, mesmo antes destas acusações de parcialidade, percebi que era muito fácil uma determinada cerveja ganhar muito destaque quando tinha uma campanha de marketing mais forte ou uma história mais sedutora. Por outro lado também é muito fácil encontrar cervejas com pontuações muito baixas - em muitos casos injustamente, na minha opinião - quando são marcas menos conhecidas ou com imagem menos apelativa. Mas tudo isto era subjectivo e dependia obviamente da percepção dos utilizadores que contribuem para as classificações. Agora, com esta manobra da ZX Ventures / AB-InBev, a reputação do site é ainda mais colocada em causa. Pelo menos por mim.

Fonte   craftbeer.com


Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail