Casal feliz, bebendo

Beber cerveja ou café pode ajudar a passar dos 90 anos, sugere estudo

Partilhar por e-mail










Enviar

É de senso comum que a genética, alimentação saudável e exercício são factores muito importantes na longevidade, mas um novo estudo sugere que o café e o álcool também podem ser muito relevantes. De acordo com o UCI MIND (UC Invine Institute for Memory Impairments and Neurological Disorders), consumir estas duas bebidas moderadamente pode ajudar a viver mais e melhor.

O estudo entitulado “The 90+” acompanhou o estilo de vida e hábitos alimentares de mais de 1800 pessoas. A cada seis meses, os participantes eram submetidos a diversos testes neurológicos, cognitivos e físicos. Os investigadores reuniram informações sobre as suas dietas, estilos de vida, historial médico, entre outras informações sobre saúde.

Os investigadores ficaram muito surpreendidos por verificar que dois dos hábitos que ajudaram os pacientes a viverem mais foi o consumo de álcool e café todos os dias. Aqueles que tinham o hábito de beber quantidade moderada de álcool ou café diariamente tinham probabilidade de viver mais do que aqueles que se abstiveram.

Os participantes que bebiam diariamente dois copos de cerveja ou duas taças de vinho eram 18% mais propensos a viverem mais, enquanto os amantes de café tinham 10% mais probabilidade de viverem mais tempo do que aqueles que não tinham o mesmo hábito.

“Eu não tenho uma explicação exacta para isso”, admitiu a doutora Claudia Kawas, coordenadora do estudo. “Mas eu acredito realmente que beber moderadamente ajuda a longevidade.”

Estes resultados, no entanto, não devem ser vistos como uma desculpa para abusar do consumo de álcool ou café.

“Muitos dos estudos relacionados com o consumo de álcool, incluindo o The 90+ Study, são observacionais, por isso nós só podemos dizer que alguma substância na bebida está associada à saúde e longevidade. Fico curiosa por saber se os consumidores de álcool e café compartilham outros importantes hábitos e estilos de vida que poderiam ser a verdadeira chave para a longevidade”, ponderou a nutricionista americana Jennifer Markowitz, ao The Daily Meal.

Já são muitos os estudos que sugerem que o consumo de bebidas como cerveja e vinho têm um impacto real na longevidade. Alguns até demonstram que o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica em moderação traz benefícios para a saúde.

Pode ler aqui outros artigos relacionados com cerveja e saúde.

Deixe uma mensagem!