Beck's condenada em tribunal nos EUA

Beck’s forçada a reembolsos de $50 devido a rótulo enganador

Partilhar por e-mail










Enviar

Foi em 2013 que três homens da Florida, Estados Unidos, colocaram a Beck’s em tribunal porque consideraram que o rótulo das garrafas levou-os a acreditar que a cerveja era produzida na Alemanha.

Embora a Beck’s tenha sido produzida na Alemanha, a produção para o mercado norte-americano mudou em 2002 para St Louis, Missouri, quando ocorreu a fusão entre a belga Interbrew e a brasileira AmBev e a posterior compra da Anheuser-Busch.

Os queixosos alegaram que o rótulo era enganador pois promovia a “qualidade alemã” e sugeria “com origem na Alemanha”. A Beck’s foi acusada de táctica deliberada para praticar um preço superior às cervejas domésticas, como se tratasse de uma cerveja importada.

Apesar do rótulo indicar que a cerveja é produzida nos Estados Unidos, o tamanho e cores do texto tornam difícil a leitura, o que reforça a ideia de que a marca terá agido com má fé.

Beck's

O processo terminou nesta semana com um acordo entre as partes. O juiz ordenou que o produtor oferecesse um reembolso de $50 a qualquer pessoa nos Estados Unidos que tenha comprado uma Beck’s desde 1 de Maio de 2011, ou seja, nos últimos quatro anos.

O produtor insistiu que não tinha intenção de enganar os consumidores, mas concordou em alterar as embalagens de forma a tornar claro que a cerveja é produzida os Estados Unidos.

“Nós acreditamos que a nossa rotulagem, embalamento e marketing da Beck’s foi sempre verdadeira, transparente e em conformidade com todos os requisitos legais” — Jorn Socquet, vice-presidente do marketing da AB InBev.

Para além do pagamento de reembolsos e da alteração da imagem da cerveja, a Anheuser-Busch InBev terá de se sujeitar às custas dos advogados de até 3.5 milhões de dólares, de acordo com o periódico The St. Louis Post-Dispatch.

Quem quiser reclamar o reembolso de $50 terá de apresentar um recibo, mas os reembolsos estão limitados a apenas um por agregado familiar. Quem não tiver recibo poderá conseguir um reembolso de até $12. Tudo será tratado através de um website que estará a ser criado para o efeito.

Deixe uma mensagem!