Budweiser Budvar ganha direitos sobre marca Budweiser em Portugal

Budweiser Budvar ganha direitos sobre marca Budweiser em Portugal

Houve uma nova decisão na longa e histórica batalha judicial que coloca frente a frente a poderosa Anheuser-Busch InBev e a checa Budweiser Budvar. De acordo com a Budweiser Budvar, um tribunal em Lisboa cancelou os direitos da Anheuser-Busch InBev sobre a marca Budweiser em Portugal. A Budvar passa a ter todos os direitos sobre o nome no país.

Anheuser-Busch InBev

É uma companhia multinacional de origem Belga e Brasileira cujo negócio se centra nas bebidas, em especial na cerveja. É o maior produtor de cerveja do mundo, com cerca de 25% do mercado global. São donos de marcas como a Budweiser, Corona, Beck’s, Brahma, Stella Artois e Leffe.

Budweiser Budvar Brewery

A Budweiser Budvar Brewery (Budějovický Budvar) é uma cervejaria da cidade de Budweis (České Budějovice), na República Checa e é conhecida especialmente pela sua cerveja Budweiser Budvar - chamada assim na União Europeia, mas assume o nome Czechvar nos Estados unidos, Canada, Mexico, Brazil, etc. É uma das cervejas mais vendidas na República Checa e também é presença habitual top das importações de países como Alemanha. Esta cerveja nada tem a ver com a Budweiser americana.

A gigante Anheuser-Busch InBev, que domina o mercado americano das cervejas, registou a marca Budweiser por volta de 1878. A Budweiser Budvar tem vindo a defender que Budweiser não é um nome genérico, mas sim uma referência a uma cerveja específica produzida na República Checa. A partir daí sucederam-se várias disputas nos tribunais sobre os direitos à marca com derrotas e vitórias para ambos os lados. Há registos de que até Janeiro de 2013 a checa Budweiser Budvar teria ganho 89 das 124 disputas em tribunal.