Álcool e o envelhecimento

Consumo de álcool associado a envelhecimento saudável

Partilhar por e-mail










Enviar

Nos dias de hoje poucas pessoas terão dúvidas de que o consumo excessivo de tabaco e álcool contribuem para um envelhecimento precoce, para não falar em problemas generalizados para a saúde. Mas de acordo com um estudo da American Society of Human Genetics, consumir uma ou duas bebidas alcoólicas por dia pode ajudar a atrasar o processo de envelhecimento.

Quando tentavam determinar a relação entre o consumo de álcool e tabaco e o envelhecimento prematuro, os investigadores da Universidade de Iowa utilizaram ADN para calcular a idade biológica de cada pessoa (i.e. a idade que o seu corpo demonstra) em vez da sua idade cronológica.

Os resultados mostraram que, de todos os participantes, aqueles que bebiam uma ou duas bebidas por dia eram os que apresentavam um envelhecimento mais saudável.

Apesar de todos os níveis de exposição ao fumo estarem associados a um envelhecimento prematuro, aqueles que bebiam de forma moderada tendiam a ser mais saudáveis. Por outro lado, o consumo muito baixo ou excessivo de álcool – ou seja, os extremos – estavam associados a um envelhecimento acelerado, menos saudável.

É mais um estudo que chega às conclusões de tantos outros: consumir álcool moderadamente é bom para a saúde. Se for cerveja então, ainda melhor!

Consulte outros artigos que relacionam cerveja com a Saúde e Bem-estar.

Deixe uma mensagem!