Estão a chegar as garrafas de papel

Estão a chegar as garrafas de papel

As garrafas de vidro são obviamente uma opção mais sustentável do que as garrafas de plástico, mas as garrafas de plástico têm várias vantagens: Elas não quebram facilmente e são mais leves, por isso o seu transporte é mais “amigo do ambiente”. Por outro lado, têm os problemas que todos conhecem muito bem, por isso tem havido um esforço no sentido de encontrar alternativas que tenham os mesmos benefícios.

Durante cinco anos a dinamarquesa Carlsberg e os seus parceiros trabalharam numa solução inovadora: uma garrafa de papel.

Há uns dias foram apresentados dois protótipos feitos de fibras de madeira de fonte sustentável, no entanto ainda é necessário que o interior esteja revestido com um filme plástico para poder suportar a cerveja. O objectivo do projecto é conseguir uma garrafa sem qualquer uso de polímeros.

É verdade que esta notícia tem todo o ar de manobra publicitária, inspirada pelas tendências actuais, mas há alguns sinais de que é projecto sério. O projecto, que foi baptizado de Green Fibre Bottle, conta desde o início com parceiros como a EcoXpac, BillerudKorsnäs e investigadores da Universidade Técnica da Dinamarca. Recentemente foram também anunciadas também parcerias com a The Coca-Cola Company, The Absolut Company e L’Oréal.

É provável que ainda demore algum tempo para vermos uma cerveja à venda numa garrafa de papel, mas estarei atento a novos desenvolvimentos.