Ex-biólogo da NASA cria cerveja fluorescente

Partilhar por e-mail










Enviar

Josiah Zayner deixou o seu emprego na área da biologia sintética para criar a sua própria empresa, The Odin, que pretende promover a acessibilidade de pesquisas científicas e tecnológicas. A empresa produz kits para diversas experiências, em que se inclui esta kit para produzir cerveja explorando a bioluminescência.

O kit, que custa $199, contém tudo que é necessário para tornar uma levedura fluorescente através da inserção de um gene (Green Flourescent Protein, ou GFP) de uma alforreca com essas propriedades. São necessárias cerca de 10 horas de trabalho durante dois dias para a levedura estar pronta para a produção de cerveja.

A empresa vende também vários tipos de leveduras já transformadas a um preço mais acessível que o kit.

“Não há impacto no sabor da cerveja”, disse Zainer em entrevista à Eater.com. “Pode-se adicionar literalmente a levedura alterada a mel e água (ou mosto) e a levedura vai fermentar e fluorescer.”

Josiah Zayner, no seu laboratório de garagem

A cerveja produzida através deste kit irá brilhar quando colocada sob o efeito de uma luz negra, tal como acontece com a água tónica, apesar de ser por motivos completamente diferentes (a água tónica contém quinino, que produz um efeito semelhante).

O objectivo da empresa não é certificação para venda como produto de nível alimentar, apesar da pesquisas realizadas pela empresa demonstrarem que o kit não é tóxico ou alergénico.

 

 

 

Deixe uma mensagem!