Foi criada uma cerveja que pode ser bebida no espaço

Partilhar por e-mail










Enviar
12
Partilhas

Deve ser uma sensação única estar no espaço a olhar as estrelas e o planeta Terra e saborear uma cerveja fresquinha. O problema é que a cerveja, tal como a conhecemos, não é apropriada para consumo em gravidade zero. Mas agora há um projecto que pretende resolver este problema.

Os responsáveis por este projecto são a 4 Pines Brewing Company e a Saber Astronautics, que, juntas, procuram juntar o melhor dos dois mundos: a cerveja e o espaço. A ideia é criar a primeira cerveja espacial que possa ser apreciada no espaço de forma semelhante às que são comercializadas na Terra. A cerveja foi denominada Vostok Space Beer, em homenagem à primeira nave espacial tripulada.

O projecto conta com a colaboração de instrutores e operadores seniores do Exército Americano e do Comando Espacial da Força Aérea, que vão contribuir com os seus conhecimentos.

A sensação de beber uma cerveja no espaço não é a mesma do que na Terra, porque os sentidos são afectados pela ausência de gravidade e tornam-se entorpecidos. O impacto do álcool é também muito superior. Tudo isso foi tido em conta na elaboração da receita da cerveja.

A Vostok é uma cerveja escura irlandesa com um sabor forte, pois é importante que ela mantenha o seu sabor no espaço. Caso contrário não seria possível saborear as notas de chocolate, malte caramelizado e o café. O volume de álcool da primeira cerveja espacial é de 5,1%.

Para além de garantir a experiência do sabor, é preciso também utilizar uma tecnologia que permita que as pessoas bebam no espaço da mesma maneira que se bebe na Terra; só assim a experiência será completa. É preciso lidar com a libertação do líquido quando em gravidade zero.

Para resolver este desafio, a equipa da Saber utilizou uma tecnologia avançada de tanques de combustível usados na exploração espacial, transformando-os de forma a poder compensar a gravidade zero e proporcionar a experiência adequada de servir a bebida. Isso significa que é possível elevar a bebida da garrafa até à boca.

Assista ao vídeo de um dos testes num voo em gravidade zero:

O projecto ainda está a recolher fundos através do Indiegogo para executar a sua última fase. Quem financiar o projecto poderá vir a experimentar um voo em gravidade zero para desfrutar da primeira cerveja espacial.

Deixe uma mensagem!