Old Tom With Chocolate

Robinson’s Old Tom With Chocolate

Partilhar por e-mail










Enviar
6
Partilhas

Old Tom With Chocolate

Produzida por Robinson's (Reino Unido)
Estilo: Old Ale
Álcool/vol: 6%

A Old Tom With Chocolate é a combinação da premiada Old Tom com cacau de qualidade e baunilha bourbon de Madagáscar. Resulta de uma parceria entre a Robinson’s e o afamado chocolatier Simon Dunn.

Esta cerveja não parece ser um simples produto da combinação de Old Tom e cacau e baunilha, já que tem um teor de álcool significativamente inferior (6%) do que a Old Tom original (8,5%). Suponho que tenha sido feita alguma diluição ou outro tipo de alteração à receita base.

A Old Tom (original) foi uma das boas cervejas que tive o prazer de provar e que rapidamente entrou para a minha lista de “a repetir”. Logo que tive oportunidade comprei mais uma garrafa e aproveitei para comprar também esta versão com chocolate, para comparação.

Com muita pena minha e uma grande dose de espanto, a Old Tom não me soube nem de perto nem de longe tão bem quando da primeira vez que a bebi. Aliás, as minhas notas da primeira prova nem pareciam ser da mesma cerveja. Atenção, não era uma cerveja má, mas não tinha riqueza de sabores e suavidade de álcool que tinha sentido e documentado anteriormente. Talvez esta garrafa pertencesse a um lote muito recente, sem o envelhecimento mínimo que garantisse uma maior suavidade dos sabores. Nunca saberei ao certo.

No dia seguinte decidi então abrir a Old Tom With Chocolate. A experiência não foi muito diferente da que tive com a Old Tom no dia anterior: álcool e amargor mais pronunciados do que desejaria, pouco ênfase no chocolate, enfim, não tão diferente assim da Old Tom original, apesar do álcool mais reduzido e a presença do cacau e baunilha. O cacau surge subtilmente no aroma e ao engolir, mas pouco assertivo. Mais uma vez, não era de todo desagradável, mas não era nada do que eu estava à espera.

Não vou descrever a prova em maior detalhe porque estou certo de que a cerveja não me proporcionou aquilo para a qual foi projectada. Vou fazer os possíveis para repetir esta prova e nessa altura actualizarei estas notas caso as minhas impressões mudem significativamente, como espero.

 

Old Tom With Chocolate

Deixe uma mensagem!