A cerveja Corona está a ter grandes prejuízos por causa do novo coronavírus

O novo coronavírus (COVID-19) fez com que a Corona tivesse o pior trimestre dos últimos dez anos. A Anheuser-Busch InBev, dona da Corona, perdeu mais de 250 milhões de euros em todo o mundo desde que a epidemia começou.



A cerveja Corona está a ter grandes prejuízos por causa do novo coronavírus


O novo coronavírus (COVID-19) fez com que a marca de cerveja Corona tivesse o pior trimestre dos últimos dez anos. A gigante Anheuser-Busch InBev, dona da Corona e de muitas outras marcas famosas, como a Budweiser ou a Stella Artois, perdeu mais de 250 milhões de euros em todo o mundo desde que a epidemia começou na China.

Carlos Brito, o chefe executivo da Anheuser-Busch InBev, atribui estas perdas à diminuição da vida noturna na China e não ao nome da cerveja. Entretanto a empresa reabriu metade das cervejarias no país, que estavam paradas para evitar a propagação do vírus, e está a restabelecer a normalidade. A única excepção é a cidade de Wuhan, a cidade mais afetada.

Embora a marca não reconheça uma relação entre as quebras nas vendas e a semelhança do nome da cerveja e do vírus, há muitos artigos que referem uma recente sondagem nos Estados Unidos que revelou que 38% dos inquiridos não vai “sob qualquer circunstância” comprar a marca Corona, que 16% “não tem a certeza” se a infecção estará relacionada com a cerveja e que 14% das pessoas que consomem regularmente Corona afirmam que agora não pede cerveja dessa marca em locais públicos.

Os resultados dessa sondagem deram origem a uma data de comentários negativos nas redes sociais, como o Twitter, apontando a ignorância dos norte-americanos. A verdade, é que pelos vistos essa sondagem não terá sido realizada nem interpretada da forma mais científica.

Pelo que vi, nada do que que foi publicado sobre a sondagem refere se os inquiridos eram consumidores habituais da cerveja Corona. Assim, não há dados que indiquem que os inquiridos que disseram que não comprariam Corona neste momento, tivessem intenção de comprar caso o vírus não tivesse surgido. Podem ser simplesmente consumidores de outras marcas.

É verdade que a sondagem indica que 16% das pessoas não têm a certeza de não haver relação entre a cerveja e o vírus, mas não vamos passar um atestado de ignorância a toda a população de um país por causa de uma minoria potencialmente ignorante, numa sondagem que me parece duvidosa. Vamos guardar isso para o caso de eles reelegerem o Donald Trump 😉.



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