Beber pode melhorar performance ao falar línguas estrangeiras

Partilhar por e-mail










Enviar

Muita pessoas, especialmente quem fala pelo menos duas línguas, acredita que beber bebidas alcoólicas ajuda a uma melhor performance na altura de falar numa língua estrangeira. Uma equipa de investigação tentou perceber se isso era verdade.

Investigadores da Universidade de Liverpool e do King’s College, ambas no Reino Unido, e da Universidade de Maastricht, da Holanda, tentaram perceber se o álcool ajuda ou não quando falamos num idioma estrangeiro. Para o estudo convocaram um grupo de 50 alemães que tinham aprendido recentemente a falar, escrever e ler holandês.

Uma parte dos alunos recebeu uma bebida alcoólica (a quantidade dependia do peso do aluno) e uma outra parte não consumiu qualquer álcool.

Os participantes eram então colocados a conversar com holandeses que não sabiam quem tinha bebido álcool e que avaliavam o desempenho dos alunos através de um conjunto de critérios.

Ao analisar os dados, os investigadores perceberam que os participantes que tinham consumido álcool tinham tido melhores pontuações, especialmente no que dizia respeito à pronúncia, do que aqueles que não tinham consumido álcool.

“O nosso estudo mostra que o consumo de álcool pode ter efeitos benéficos na pronunciação de um idioma estrangeiro em pessoas que aprenderam recentemente esse idioma. Isto traz algum suporte à convicção (entre falantes bilingues) de que uma pequena dose de álcool pode melhorar a sua habilidade de falar uma segunda língua.” — Dr Inge Kersbergen, da Universidade de Liverpool

Os investigadores também afirmaram que os benefícios eram resultado da ingestão de uma quantidade reduzida de álcool. Beber excessivamente, acrescentaram, muito provavelmente não nos ajudará a pronunciar ainda melhor, antes pelo contrário, como é óbvio.

É bem conhecido que o consumo de álcool contribui para aumento de autoconfiança e desinibição, o que certamente ajuda a explicar estes resultados. Mas lembre-se que apenas funciona em moderação. Mesmo que tenha ouvido alguém muito embriagado a falar num idioma aparentemente estrangeiro, há uma boa hipótese de que fosse apenas o álcool “a falar” 😉

Deixe uma mensagem!