Cerâmicas revelam consumo de cerveja no sul da China há 9 mil anos

Vasos de cerâmica utilizados para guardar cerveja foram encontrados num cemitério na cidade de Qiaotou e sugerem o consumo da bebida durante rituais de enterro dos mortos.



Cerâmicas revelam consumo de cerveja no sul da China há 9 mil anos


Povos do sul da China já consumiam cerveja há 9 mil anos como uma forma de homenagear os mortos. Evidências dessa prática foram identificadas por investigadores através da análise potes antigos utilizados para armazenar a bebida.

Os potes de cerveja foram encontrados junto de restos mortais, o que leva os investigadores a acreditar que a bebida fazia parte de um ritual relacionado com o enterro dos mortos.

“A cerveja em Qiaotou era, provavelmente, servida em rituais para comemorar o enterro dos mortos. A bebida ritualizada provavelmente desempenhou um papel integrador na manutenção das relações sociais, abrindo caminho para o surgimento de sociedades agrícolas complexas quatro milénios depois”, explicam os autores no estudo.

Esta ideia foi sustentada “através de uma análise de resíduos, onde os resultados revelaram que os vasos de cerâmica eram usados ​​para armazenar cerveja”, referiu o antropólogo Jiajing Wang, do Dartmouth College.

No entanto, o investigador ressalva que “esta cerveja não seria como a que temos hoje. Era provavelmente uma bebida ligeiramente fermentada, doce e turva.

A análise dos vasos revelou amostras de amido, fitólitos (resíduo vegetal preservado) e fungos recuperados do interior dos artefactos descobertos, que foram comparados com amostras de controlo retiradas do solo circundante, indica o Science Alert.

Os traços de grânulos de amido, fitólitos, mofo e fermento encontrados nos potes eram todos consistentes com o processo de fermentação da cerveja.

A investigação determinou que também seria usado arroz, grãos e tubérculos para preparar a bebida. Cascas de arroz e outras partes da planta podem ter sido adicionadas para auxiliar na fermentação.

O estudo foi publicado no PLOS One.



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