brinde

Consumo moderado de bebidas alcoólicas ajuda a reduzir colesterol

Partilhar por e-mail










Enviar

As bebidas alcoólicas, quando consumidas de forma moderada, podem ajudar a deter a queda dos níveis do colesterol bom (o HDL), segundo concluiu uma investigação norte-americana.

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, dos Estados Unidos, e do Hospital Kailuan, da China, realizou um estudo com base em dados de 80081 chineses. Os voluntários foram previamente examinados para garantir que não sofriam de doenças cardiovasculares, que não tinham nenhum tipo de cancro e também que não tomavam medicamentos para combater o colesterol.

Os cientistas descobriram que o grupo que consumia bebidas alcoólicas com moderação — isto é, cerca de meio copo por dia para as mulheres, e entre um a dois para os homens — apresentava um declínio mais lento nos níveis de HDL.

O colesterol HDL remove partículas gordurosas das artérias, impedindo que provoquem o seu entupimento, o que por sua vez pode causar ataques cardíacos e enfartes. Ou seja, faz o papel oposto do LDL, o chamado colesterol mau, que deposita essas moléculas nos vasos.

Como sempre é importante referir que as bebidas alcoólicas não podem ser vistas como medicação e o seu consumo deve ser moderado. O estudo observou uma relação positiva apenas entre quem bebia moderadamente (especialmente cerveja). O consumo excessivo está associado a diversos problemas, como cirrose e cancro.

Deixe uma mensagem!