Duas cervejeiras, um lobo ibérico

Duas Cervejeiras, Um Lobo Ibérico

Partilhar por e-mail










Enviar


Mean Sardine Brewery e a Passarola Brewing competem geralmente uma com a outra para produzir a cerveja mais apreciada pelos aficionados de cerveja artesanal portuguesa. No entanto, recentemente, uniram-se para ajudar a proteger o lobo ibérico, fazendo renascer uma receita de cerveja mais ou menos extinta.

Quando o cervejeiro da Passarola Brewing, Robert Klacek, um Australiano a viver em Lisboa, descobriu o lobo ibérico num stand do Grupo Lobo no Príncipe Real, o desejo de ajudar surgiu inevitavelmente. “Na Austrália, as pessoas têm uma forte ligação à terra e à sua maravilhosa vida selvagem. Eu nunca tinha ouvido falar do Lobo Ibérico, e certamente não sabia que estava em perigo de extinção. As pessoas do Grupo Lobo eram tão apaixonadas pelo lobo, que eu queria fazer algo para ajudar também.”

Sendo que o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico está localizado em Mafra, terra-mãe da Mean Sardine Brewery, as sinergias eram óbvias, e assim nasceu esta colaboração por uma causa. Como disse Rolim Carmo da Mean Sardine: “Nós esforçamo-nos para apoiar a nossa comunidade local, tanto quanto podemos. Esta colaboração é importante para nós. Estamos a ajudar um animal em perigo, e ajudar a ressuscitar um estilo de cerveja, tudo ao mesmo tempo. Estamo-nos também a divertir e fazer cerveja com os nossos amigos da Passarola”.

O estilo de cerveja que as duas cervejeiras escolheram fazer juntas é um estilo em declínio. Na verdade, estava mais ou menos extinto até recentemente, quando cervejeiros artesanais polacos decidiram reavivá-lo. O estilo Grodziskie é um tipo de cerveja de trigo fumado originário da Polónia. É uma cerveja clara, muito refrescante, com um aroma e sabor fumado e delicado. “O aroma fumado vem do malte de trigo que é fumado sobre madeira de carvalho. Ele equilibra a ligeira acidez da cerveja, e o corpo suave desta cerveja fabricada com quase 100% de malte de trigo é delicioso.”, disse o director da Passarola Brewing, André Pintado.

Um evento organizado pelos cervejeiros será realizado no Restaurante Fábulas no Chiado, no dia 14 de Maio. Os cervejeiros vão doar a cerveja para o evento e todos os lucros revertem diretamente para o Grupo Lobo. “O nosso objetivo é chegar no mínimo aos 1000€ com os ingressos do evento, mas nós estamos a apontar para o custo de adoção vitalícia do Grupo Lobo que é de 2000€, através de doações adicionais, rifas e leilões durante essa noite “, disse André Pintado.

Contactos:
globo@ciencias.ulisboa.pt – http://lobo.fc.ul.pt
info@passarola.pt – https://www.facebook.com/PassarolaBrewing
mean.sardine@gmail.com – https://www.facebook.com/MeanSardine

Deixe uma mensagem!