La Caracole Troublette

La Caracole Troublette

Partilhar por e-mail










Enviar

Troublette

Produzida por Brasserie Caracole (Bélgica)
Estilo: Belgian White (Witbier)
Álcool/vol: 5.5%

Um cerveja do estilo Belgian White é tipicamente leve e fresca, com um grau alcoólico moderado. É elaborada com uma quantidade elevada de trigo e como tal contém um teor elevado de proteína que torna a cerveja turva. É muito clara e é por isso que é conhecida como white (branca).
Tradicionalmente este estilo de cerveja é temperado com coentros e casca de laranja doce e amarga, mas por vezes também inclui um ou mais ingredientes secretos do cervejeiro. As evidências históricas sugerem que antigamente estas cervejas eram muito azedas, mas as versões modernas normalmente contém apenas um leve sabor ácido.

A Troublette tem uma cor pálida (na fotografia parece ligeiramente mais escura do que é a realidade), uma quantidade apreciável de gás e uma espuma que cresce muito rapidamente mas não demora muito tempo a desvanecer.

O aroma tem um pouco de cítrico, mas lembrou-me essencialmente o cheiro a pêssego, mais precisamente o de uma bebida alcoólica feita com pêssego que é uma receita antiga da minha família. Depois de me fixar nesta recordação foi difícil abstrair-me o suficiente para identificar algo mais.

No paladar é leve, mas a mistura de sabores dos cereais e dos temperos especiais dão um sabor agradável e aumentam a sua complexidade. Tem um aroma a especiarias e também apontamentos cítricos, certamente contribuídos pela casca de laranja e sementes de coentro, que são ingredientes tradicionais neste estilo. O lúpulo mistura-se com os restantes sabores e não é especialmente identificável, o que respeita o estilo.

O sabor termina com aquele ligeiro ácido que referi na introdução do estilo. É subtil, completamente diferente do ácido agressivo das lambic que provei recentemente. Para mim esse apontamento torna a cerveja mais refrescante e mantém as papilas gustativas activas e interessadas no gole seguinte.

Acho que é uma opção agradável, refrescante, fácil de beber, por isso parece-me seguro recomendá-la a todos.

La Caracole Troublette

Deixe uma mensagem!