Brewbaker Berliner Weisse

Partilhar por e-mail










Enviar
4
Partilhas

Berliner Weisse

Produzida por Brewbaker (Alemanha)
Álcool/vol: 2,5%

A Brewbaker é uma pequena micro-cervejaria familiar de Berlim que está em actividade desde 2005.

No final do século 19, as berliner weisse eram as bebidas alcoólicas mais populares em Berlim e eram produzidas por várias dezenas de cervejarias, mas no final do século 20 apenas duas cervejarias produziam este estilo na cidade.

Este estilo de cerveja tem habitualmente um teor alcoólico muito abaixo da média – 2.5% neste caso.

Embora muitas pessoas bebam a cerveja no seu estado puro, tal como se encontra na garrafa, é muito comum adicionarem uma pequena quantidade de xarope doce, como de framboesa ou aspérula.

Eu bebi-a sem qualquer adição, porque não tinha nenhum xarope apropriado e, como ainda nunca tinha experimentado uma cerveja deste estilo, tinha interesse em conhecer o sabor da cerveja no seu estado “natural”.

Aspecto: amarela, bastante clara e turva; espuma branca e volumosa.

Aroma: essencialmente um aroma ácido, tipo limão, semelhante ao de outras de cervejas azedas, como as lambic; resulta tipicamente da fermentação com lactobacillus.

Na boca: o sabor amargo/azedo domina completamente a cerveja do princípio ao fim; é muito mais tolerável do que algumas lambic que provei e torna-se mais fácil de beber após vários goles, no entanto não o suficiente para eu conseguir classificá-la como “agradável”.

Como disse anteriormente, provei esta cerveja tal como saiu da garrafa, e para mim não é uma cerveja que possa considerar interessante ou saborosa. Um xarope doce certamente fará um bom contraste com o ácido da cerveja, o que deverá resultar numa bebida muito mais agradável. Fica para uma próxima oportunidade.

P.S. por lapso eliminei as fotografias que tirei na altura da prova, por isso “pedi emprestada” a fotografia anterior.

Deixe uma mensagem!