Casais que bebem juntos, ficam juntos, sugere estudo

Partilhar por e-mail










Enviar
915
Partilhas

Já todos nós ouvimos pessoas de idade avançada atribuírem a sua longevidade ao consumo moderado de álcool, mas parece que também poderá ajudar a manter a estabilidade de uma relação.

De acordo com um estudo publicado em The Journals of Gerontology Series B: Psychological Series, casais que bebem álcool juntos relataram uma relação menos negativa ao longo do tempo. Curiosamente, a noção do impacto positivo na relação era significativamente superior entre as mulheres.

O estudo descobriu que os casais com idades superiores a 50 anos tinham casamentos melhores se ambos os parceiros consumissem álcool ou se nenhum consumisse álcool. No entanto, se apenas um dos elementos da relação consumisse álcool, havia maior probabilidade de acharem que a relação não era satisfatória, especialmente as mulheres.

De acordo com a Reuters, os investigadores inquiriram 4864 pessoas casadas em 2767 casais que estiveram juntos em média 33 anos, com pelo menos dois terços dos quais no seu primeiro casamento. O estudo questionou os participantes sobre o número de vezes e quantidade que bebiam por semana. Perguntaram também se achavam o seu parceiro “irritante, crítico ou muito exigente.”

“Não sabemos bem porque é que isto acontece,” disse a Dr. Kira Birditt da Universidade de Michigan à Reuters, “but pode ser que casais que têm mais actividades de lazer juntos tenham melhor qualidade conjugal.”

“O estudo mostra que a questão não é quanto estão a beber, mas sim se estão a beber de todo”, disse Birditt.

Mas só porque os casais são mais felizes, não quer dizer que não existam problemas, obviamente.

Birditt diz que o consumo exagerado de álcool por parte dos idosos estão a tornar-se um problema maior, “especialmente entre os baby boomers (os que nasceram no pós-guerra), que parecem mais receptivos ao consumo de álcool.”

E assim ficamos a saber mais uma vantagem do consumo moderado de álcool. Se for cerveja, ainda melhor!

Deixe uma mensagem!