Oersoep Black As A Cadillac

Oersoep Black As a Cadillac

Partilhar por e-mail










Enviar
3
Partilhas

Black as a Cadillac

Produzida por Oersoep (Holanda)
Estilo: Black Ale / Black IPA
Álcool/vol: 3%
O site refere apenas uma versão de 5% ABV (versão mais recente?)

A ‘Black as a Cadillac’ pertence à linha Donker en diep, ou ‘Escuro e Profundo’ – um conjunto de cervejas que partilham o facto de serem escuras e de pretenderem apresentar uma maior complexidade, explorando sabores como os de grãos torrados e fumados, caramelo, chocolate e café.

A Oersoep define o estilo desta cerveja como ‘cerveja preta lupulada’. Alguns sites de classificação de cervejas e lojas online optaram por classificá-la como uma Black IPA ou Black Ale.

Aspecto: castanho muito escuro; espuma pouco persistente; algum sedimento a flutuar (não filtrada).

Aroma: vários apontamentos típicos de cereais torrados, que se manifestam de uma forma bastante suave; algum lúpulo, em segundo plano.

Na boca: carbonatação média; corpo leve a médio; inicialmente com sabores de grãos torrados, semelhante a algumas stouts; depois de engolir, o amargor vai crescendo e vai sobrepondo-se progressivamente ao sabor do grão, até que termina num nível bem destacado; o álcool passa despercebido; finaliza seca, com sabor e amargor do lúpulo e também com um ligeiro sabor ácido e amargo provavelmente contribuídos pelos grãos mais torrados.

Acho que ‘cerveja preta lupulada’ é realmente a definição mais apropriada para esta cerveja, já que não parece enquadrar-se muito bem em nenhum dos estilos definidos mais comuns. Apesar de ter desejado um pouco menos de amargor – porque preferia que os sabores torrados tivessem tido maior destaque – o lúpulo não é propriamente excessivo. Os 3% de álcool mostraram-se suficientes e fazem com que seja uma boa cerveja “de sessão”, o que é uma mais valia para aqueles dias (todos?) em que nos apetece beber mais do que uma cerveja.

No geral considerei-a interessante, diferente, embora preferisse um pouco menos de protagonismo do lúpulo.

Oersoep Black As A Cadillac
Oersoep Black As A Cadillac

Deixe uma mensagem!