Niels Bohr

Por ganhar o Prémio Nobel, Niels Bohr recebeu uma casa com cerveja gratuita

Partilhar por e-mail










Enviar
28
Partilhas

Segundo consta, quando ganhou o Prémio Nobel em 1922, o dinamarquês Niels Bohr terá recebido uma casa de presente. Essa generosa oferta terá sido dada pela Carlsberg. A casa, mesmo ao lado da cervejaria, teria uma canalização directa para que Bohr pudesse beber gratuitamente toda a cerveja que desejasse.

Para além de orgulhosa pelo prestigiado prémio ter sido entregue a um conterrâneo, a Carslberg era apaixonada pela ciência e tinha até um laboratório dedicado ao estudo e desenvolvimento da produção de cerveja. Em 1875 esse laboratório foi o primeiro a isolar a Saccharomyces pastorianus (outrora conhecida como Saccharomyces carlsbergensis), a espécie de levedura que permite produção de cerveja lager. Esse laboratório também contribuiu com descobertas sobre química de proteínas que acabaram por ter diversas aplicações em várias áreas para além da cerveja.

Há estudos que sugerem que um certo nível de embriaguez pode contribuir para o aumento da criatividade. Não sabemos se essa técnica terá utilizada por Bohr na suas descobertas científicas, nem se se o fornecimento ilimitado e gratuito de cerveja terão ajudado, mas a história é muito mais interessante se imaginarmos que sim.

Niels Bohr

FontesForbes / Wikipedia / Carlsberg.pt

Deixe uma mensagem!