De Dolle Arabier

De Dolle Arabier

Produzida porDe Dolle Brouwers(Bélgica)
Estilo:Belgian Strong Ale
Álc/vol:8%

A Arabier é uma cerveja “puro malte” com uns respeitáveis 8% de álcool/vol. É produzida com flores de lúpulo Nugget do município de Poperinge, uma província belga da Flandres Ocidental.

É uma das duas cervejas principais da De Dolle, das que são produzidas durante todo o ano. Tem um tempo de maturação muito reduzido porque o amargor do lúpulo vai decrescendo com o tempo.

A De Dolle recomenda que seja consumida com uma temperatura de 10ºC.

Aparência: espuma extremamente abundante e leve que demora a dissipar-se; cor dourada; turva.

Aroma: frutado, fazendo lembrar vagamente toranja; malte; levedura; um leve aroma a álcool.

Na boca: Numa primeira instância apercebo-me do malte, que chega a ser adocicado, depois entra em acção o sabor frutado do lúpulo, seguido do seu amargor, bastante pronunciado. As habituais “especiarias”, que neste caso são provavelmente subprodutos da fermentação com levedura belga, temperam um pouco a cerveja, acrescentando mais complexidade, ao mesmo tempo que lhe dá aquele distinto carácter belga. Termina relativamente seca e com um amargor médio a elevado.

É uma agradável surpresa. Apesar do amargor ser bastante pronunciado, não domina totalmente o sabor e funciona muito bem. Mesmo quem é mais sensível ao amargor parece tolerar muito bem e apreciar esta cerveja (encontrei uma cobaia para fazer o teste 😄 ).


De Dolle Arabier